‘Ferry’ misto derrubou pórtico da APM Terminals no Porto de Barcelona e provocou incêndio

Marítimo Comentários fechados em ‘Ferry’ misto derrubou pórtico da APM Terminals no Porto de Barcelona e provocou incêndio 435
Tempo de Leitura: 1 minutos

Um ferry misto, de carga (ro-ro) e passageiros, chocou, no passado dia 31 de Outubro, contra um pórtico da APM Terminals em pleno Porto de Barcelona, mais especificamente no cais Sul do porto catalão, causando o colapso do equipamento e um subsequente incêndio. Não se registaram, felizmente, quaisquer feridos.

De acordo com os vários relatos de trabalhadores portuários presentes no local, o acidente foi provocado pelas condições climáticas adversas registadas na altura, acabando a tripulação por perder o controlo do ferry ‘Excellent’ durante a operação de atracação, que acabou por ser abortada.

Doze equipas de bombeiros chamadas ao local após choque do ‘ferry’

A densa fumaçada provocada pelas chamas atraiu as atenções de grande parte da cidade de Barcelona, gerando, por instantes, o pânico nas zonas adjacentes. Doze equipas de bombeiros responderam à ocorrência, contando com a ajuda de diversas embarcações dos serviços portuários para controlar e, depois, extinguir o fogo.

Um vídeo, captado por Petar Petrov, para a plataforma ‘Maritime.bg’, demonstra o ferry em aproximação ao cais, sem controlo, até à colisão da sua proa com a grua da APM Terminals, braço operacional da gestão de terminais do grupo A.P. Moller-Maersk. A estrutura cedeu após o embate.

O município de Barcelona activou o Plano de Acção Municipal devido ao facto do embate ter comprometido alguns contentores que continham produtos inflamáveis e corrosivos. Este é já o segundo incidente, em 2018, a envolver a companhia responsável pelo navio ‘Excellent’ (a Grandi Navi Veloci) e o Porto de Barcelona.

Veja o vídeo de Petar Petrov:

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com