Fiat Chrysler e Grupo PSA confirmam processo de fusão

Empresas, Veículos Comentários fechados em Fiat Chrysler e Grupo PSA confirmam processo de fusão 220
Tempo de Leitura: 1 minutos

Dos rumores à confirmação de conversações exploratórias, o dossier da potencial fusão do Grupo PSA com a Fiat Chrysler passou, hoje, a ter carácter oficial: o grupo francês e a companhia italo-americana irão mesmo fundir-se, dando origem a uma nova entidade, que terá sede na Holanda.

As partes confirmaram hoje, via comunicado, que acordaram, «por unanimidade», avançar para a «fusão das actividades dos dois grupos, com vista à criação de uma nova e colossal potência no sector da construção automóvel. «Os accionistas dos dois grupos passariam a deter, respectivamente, 50% do capital da nova entidade e, portanto, iriam partilhar em parte igual dos benefícios desta fusão», refere o comunicado conjunto.

O Conselho de Administração será constituído por onze membros, cinco dos quais apontados pela Fiat-Chrysler e outros cinco pelo PSA, incluindo o português Carlos Tavares, como director-geral. Bruno Le Maire, ministro da Economia francês, saudou «o início das negociações entre os dois grupos», mas prometeu que o Estado, accionista em 12% da PSA, vai continuar «particularmente vigilante» sobre o impacto na indústria francesa.

A futura entidade estará avaliada em cerca de 40 mil milhões de euros – «Uma combinação entre a Fiat e a PSA tem mais lógica do que a tentativa anterior de juntar a Fiat à Renault-Nissan e tem uma maior probabilidade de sucesso», comentava, há dias, um analista de mercados, citado pela agência ‘Bloomberg’. A fusão entre as duas entre o Grupo PSA e a Fiat Chrysler será feita sem o «encerramento das fábricas», garantiram as duas sociedades no mesmo comunicado conjunto, no qual precisaram que as sinergias anuais estão estimadas em 3,7 mil milhões de euros.

Com Lusa

Foto: Reuters

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com