Transitários digitais

Fitch alerta: taxas do frete de contentores actuais serão «insustentáveis» a médio prazo

MarítimoComentários fechados em Fitch alerta: taxas do frete de contentores actuais serão «insustentáveis» a médio prazo384
Tempo de Leitura: 2 minutos

O desempenho das transportadoras marítimas de contentores será forte durante o presente ano de 2021, após um 2020 lucrativo, analisou a Fitch. A agência de rating estima que as taxas de frete spot permanecerão altas no curto prazo; no entanto, o panorama do Shipping contentorizado poderá revelar-se «insustentável» caso tal tendência (taxas elevadas) se mantenha a médio prazo, alertou.

Para a Fitch, as taxas actuais são insustentáveis ​​no médio prazo, já que o sector está susceptível à volatilidade das taxas de frete contentorizado e aos riscos de fraca recuperação económica e sob a ameaça constante do proteccionismo comercial. Recorde-se que os carregadores e transitários têm, reiteradamente, criticado os valores elevados do frete e a postura dos armadores globais, tendo levado o caso às instâncias internacionais.

Ao analisar o outlook do transporte marítimo de contentores, o jornal ‘The Economic Times‘ lembra que a combinação da recuperação da procura de bens no segundo semestre de 2020, interrupções na cadeia de abastecimento – como a escassez de contentores e o congestionamento portuário – e a gestão mais estratégica da capacidade disponível elevaram as taxas de frete, especialmente nas rotas da China para a Europa e os EUA.

Enviar um contentor de 40 pés da China para a Europa ou para a costa Oeste dos Estados Unidos agora custa mais de 8.000 dólares e 4.000 dólares, respectivamente, quando, há cerca de um ano atrás, tal custava bem menos de 2.000 dólares. A escassez de contentores e congestionamentos nos portos estenderam o tempo de resposta dos navios, aumentando ainda mais, assim as taxas de frete. A espiral prossegue.

Fitch: taxas de frete permanecerão altas no curto prazo

«Um período normalmente calmo como o Ano Novo Chinês poderia ter aliviado alguns congestionamentos, mas a procura permaneceu forte, já que a China manteve seus níveis de produção», denota o ‘The Economic Times’. Segundo a Fitch, os surtos pandémicos que ainda decorrem (juntamente com as inerentes restrições de mobilidade) «manterão as taxas de frete anormalmente altas no curto prazo».

Essas taxas spot mais altas do que o normal, explicou a Fitch, traduzir-se-ão em taxas de frete contratualizadas mais elevadas na temporada primaveril. No entanto, frisa a agência de rating, esta volatilidade que se arrasta poderá avolumar os riscos de instabilidade no sector – será desejável que as taxas desçam assim que as disrupções logísticas relacionadas com a pandemia sejam resolvidas, alerta.

«Embora as empresas de transporte marítimo de contentores tenham tido um forte desempenho durante a pandemia, a Fitch disse que as taxas actuais de transporte de contentores são insustentáveis ​​e espera que sejam moderadas no médio prazo», escreveu o ‘The Economic Times’.

Saiba mais sobre a escassez de contentores:

Escassez de contentores: uma assimetria global que está a minar o comércio internacional

Fonte: The Economic Times

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com