NYK Line multada em 25 milhões de dólares por cartelização na Austrália

Marítimo Comentários fechados em NYK Line multada em 25 milhões de dólares por cartelização na Austrália 368
Tempo de Leitura: 1 minutos

O Tribunal Federal Australiano sentenciou, no início deste mês de Agosto, a companhia marítima Nippon Yusen Kaisha (NYK) a um pagamento de 25 milhões de dólares por fixação de preços entre os anos de 2009 e 2012, estabelecendo assim aquela que é a segunda maior multa na história da Comissão de Concorrência e Consumidores Australiana.

Cartel operava desde 1997, diz tribunal australiano

A notícia dá conta da pena aplicada pela entidade reguladora australiana à transportadora marítima japonesa na sequência da actividade da empresa oriental em jurisdição australiana entre 2009 e 2012; o transporte de veículos levado a cabo durante esses três anos esteve no foco das atenções do Tribunal Federal Australiano, mas as investigações reportam também a factos ocorridos desde 1997.

Isto porque a investigação identificou as actividades de um cartel que operava desde Fevereiro de 1997, transportando veículos para a Austrália, do qual fazia parte a NYK Line e outras operadoras ainda não reveladas. A sanção pecuniária ditada pelo tribunal poderia ter atingido a fasquia dos 50 milhões de dólares, caso a operadora japonesa não se tivesse considerada ‘culpada’ em 2016.

«A comunidade australiana depende fortemente de veículos importados, pelo que a existência duradoura de um cartel no âmbito do transporte marítimo de veículos para a Austrália era uma preocupação significativa. A sentença imposta à NYK pelo Tribunal Federal envia um forte aviso à indústria e à comunidade empresarial em geral», declarou Rod Sims, presidente da Comissão de Concorrência e Consumidores Australiana.

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com