FORDESI optimiza eficiência operacional da Silos de Leixões

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A FORDESI está a utilizar o seu programa SigSil – Sistema Integrado de Gestão Silar para optimizar a eficiência operacional da Silos de Leixões, uma das maiores empresas de logística agro-alimentar da zona norte do país.

Em comunicado, a FORDESI refere que a Silos de Leixões necessitava de agilizar e integrar os processos logísticos do seu terminal, desmaterializando a documentação legal associada e automatizando o controlo das quantidades, tendo escolhido a solução SigSil, confiando na FORDESI enquanto empresa com ampla experiência no sector.

«A desmaterialização de processos e o aumento do grau de automatização, possíveis graças ao SigSil, permitiram aumentar a eficiência operacional, optimizar recursos e reduzir os pontos únicos de falha», pode ler-se no comunicado da FORDESI.

Solução tecnológica para a Silos de Leixões no Porto de Leixões

A Silos de Leixões procurava uma solução tecnológica para os seus processos logísticos no Porto de Leixões, nomeadamente, a descarga de navios, a armazenagem silar, as salas de comando, e realizar expedição rodoviária e o controlo de portaria, usando um sistema de portarias non-stop, com pesagem automática e produção de documentos de transporte em tempo real com a Autoridade Tributária.

Outro dos requisitos da solução era, de forma inovadora, responder às necessidades dos diversos stakeholders, englobando e disponibilizando informação à cadeia logística e de distribuição através de um portal web para clientes, distribuidores e indústria.

Conheça melhor a solução da FORDESI para a Silos de Leixões

A FORDESI foi o parceiro escolhido para fazer o estudo prévio e implementar um sistema à medida das necessidades da Silos de Leixões. Com base na sua experiência em soluções tecnológicas para a gestão de terminais e portarias, a FORDESI desenvolveu o SigSil – Sistema Integrado de Gestão Silar.

O SigSil suporta os processos logísticos e a gestão de quantidades, integrando a recepção marítima e expedição rodoferroviária, a armazenagem (silar e armazéns), o atendimento selfservice
e as portarias non-stop.

Uma aplicação mobile, faz a ligação ao terminal e à doca para a descarga de navio por porão, o registo de meios, controlo de viaturas, ocorrências e eventos de HACCP. A facturação é automática com ligação ao ERP SAP. Um portal web para clientes e distribuidores automatiza os serviços com os stakeholders.

O SigSil permite que toda a informação de operações, produtos, clientes e distribuidores esteja optimizada, consistente e disponível, num único sistema de informação automatizado pela ligação aos vários sistemas de controlo, automação e pesagem da infraestrutura.

Esta estratégia permite que, num único portal de serviços, a Silos de Leixões, clientes, distribuidores e indústria troquem toda a informação para agilizar a sua logística, como sendo os próprios a registar ordens de movimentação e entrega ou, simplesmente, visualizar relatórios de movimentação.

Desta forma, e sem recorrer ao telefone ou email, a Silos de Leixões aumentou o grau de satisfação dos stakeholders e melhorou a comunicação entre todos os intervenientes, proporcionando para o exterior uma justificada imagem de eficiência e modernidade.

«O Sigsil veio responder a uma necessidade de aumento de eficiência», refere Miguel Tomé

«O Sigsil veio responder a uma necessidade de aumento de eficiência e controlo dos processos operacionais e administrativos desenvolvidos na Silos de Leixões», explica Miguel Tomé, Gerente e Director de Operações da Silos de Leixões. «Estes objectivos foram atingidos através da total informatização e integração de processos, permitindo obter toda a informação e interacção com os diversos stakeholders, em tempo real», adianta.

Com a gestão de portarias non-stop verificou-se uma melhoria acentuada em todos os processos de entrada, pesagem e saída de camiões, permitindo a reversibilidade de vias caso seja necessário. Os motoristas têm ao seu dispor quiosques self-service que permitem a verificação automática de autorizações, quantidades e saldos, processo totalmente digital e sem intervenção humana.

Resumindo, a desmaterialização de processos e o aumento do grau de automatização, possíveis graças ao SigSil, permitiram aumentar a eficiência operacional, optimizar recursos e reduzir pontos únicos de falha.

«A utilização do SigSil, com elevado nível de customização e apresentando a flexibilidade imposta pela evolução do negócio, aumentou significativamente a qualidade e rapidez no acesso à informação gerada e diminuiu acentuadamente o lead time das muitas dezenas de camiões que diariamente carregam na Silos de Leixões», revela Miguel Tomé.

A FORDESI disponibiliza o acesso ao Caso de Estudo clicando AQUI.

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