Porto Figueira da Foz

Porto da Figueira da Foz fixa crescimento de 3% no segundo trimestre de 2018

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De acordo com informações prestadas pela Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) ao jornal regional ‘Diário As Beiras’, o movimento de cargas no porto registou, no segundo trimestre de 2018, um crescimento de 3%, face ao período homólogo do ano transacto.



Porto da Figueira da Foz movimentou um total de 1,3 milhões de toneladas até finais de Junho

Na sua edição de hoje, adianta o ‘Diário As Beiras’ que o Porto da Figueira da Foz movimentou um total de 1,3 milhões de toneladas até finais de Junho, mais 37 mil toneladas registadas que durante o mesmo período de 2017. O saldo comercial subiu cerca de 10% nesta janela temporal, com forte ascensão das exportações (70%).

No capítulo das exportações, destaque para o papel de charneira da paste de papel, da argila e do papel, sem esquecer as pelletes. Por banda das importações, a relevância vai para o o casco de vidro, a rolaria de eucalipto, os gessos e a argila. As empresas Celbi e The Navigator, lembrou o jornal, continuam a ser os principais clientes do Porto da Figueira da Foz.

Porto envolvido em novas acções de captação de parcerias

As duas empresas são fulcrais para o desenvolvimento dos números apresentados pelo Porto da Figueira da Foz, mas não só, uma vez que a administração portuária tem vindo a efectuar esforços no sentido de captar novos negócios nas regiões de Leiria e da linha de fronteira com Espanha da Região Centro.

Esta diversificação, sustentada em protocolos cooperativos e de aproximação entre o mercado e a oferta formativa, será essencial para sedimentar a edificação do plano estratégico do porto, que deverá avançar depois do aprofundamento do canal de navegação, adianta também o jornal regional.

Além destes esforços, continuam no terreno as acções de promoção do Porto da Figueira da Foz – um esforço colectivo que agrega também a iniciativa da comunidade portuária local, com o objectivo de afirmar a infra-estrutura enquanto pólo regional e transfronteiriço. «A taxa de crescimento da movimentação de cargas naquele porto deve-se ao aumento de granéis sólidos e líquidos e aos contentores», lembra a publicação.



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