França cria a plataforma ‘France Logistique’ em busca de uma «cadeia logística mais eficiente»

Logística Comentários fechados em França cria a plataforma ‘France Logistique’ em busca de uma «cadeia logística mais eficiente» 344
Tempo de Leitura: 2 minutos

França busca revitalizar a sua vertente logística – as principais associações francesas de transporte e logística formaram a plataforma France Logistique, a fim de relançar a posição do país no sector e colocá-lo novamente entre os 10 melhores do mundo. Patrocinada pelo Ministério da Transição Ecológica, a entidade reúne e coordena pela primeira vez todos os actores privados rumo a «uma cadeia logística francesa mais eficiente».

França almeja revitalizar o seu sector logístico

A criação da plataforma France Logistique faz parte de um conjunto de medidas recomendadas no relatório Hémar-Daher e recebidas pelo primeiro-ministro Edouard Philippe em Setembro passado. O objectivo é transformar França numa «encruzilhada logística estratégica» face à forte concorrência europeia. «A France Logistique não é apenas mais uma organização profissional: discutir-se-ão questões comuns a toda a cadeia logística sem substituir as competências das diferentes federações existentes», explicou Anne-Marie Idrac.

Apesar da qualidade inegável das suas infra-estruturas e da sua capacidade de inovação, o sector francês da Logística sofre, segundo explicam os impulsionadores da plataforma, de «uma verdadeira falta de competitividade contra seus vizinhos europeus». Actualmente, o país ocupa a 15ª posição no Índice de Desempenho Logístico do Banco Mundial 2018, com a Alemanha em primeiro lugar. Esta situação é parcialmente explicada pela «coordenação insuficiente dos actores franceses e a falta de visibilidade das mudanças regulatórias e fiscais», justifica Anne-Marie Idrac.

Para devolver o sector logístico francês à posição de destaque da vanguarda mundial, a plataforma concentrará a sua actuação em cinco grandes prioridades: a promoção da competitividade, a aposta na transição energética e na melhoria da imagem do sector; um forte apoio ao desenvolvimento de negócios e à aquisição de novas competências; a aposta na emergência de novas formas de organização da logística urbana e uma maior participação activa no planeamento logístico do território.

Com ‘El Vigia’

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com