França em disrupção logística: transportadores bloqueiam estradas em protesto contra impostos

Terrestre Comentários fechados em França em disrupção logística: transportadores bloqueiam estradas em protesto contra impostos 234
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os relatos vindos de França dão conta de bloqueios de várias estradas principais no país, devido aos protestos dos membros da Organisation des transporteurs routiers européens (OTRE) contra o aumento do imposto sobre o combustível previsto pelo Governo francês.

Foram, durante o fim-de-semana, quinze os focos de bloqueio, principalmente em estradas com tráfego intenso de mercadorias estrangeiras, afectaram a fluidez logística do país e os seus vasos comunicantes com outros parceiros comerciais. Os bloqueios causaram fortes perturbações especialmente na região de Paris e nas auto-estradas do centro-leste, Sul e Norte do país, adiantou Jean-Marc Rivera.

França a ferro e fogo: concorrência desleal no epicentro dos protestos

O representante da OTRE, organização patronal que representa Pequenas e Médias Empresas (PME) francesas de transporte rodoviário e de logística, vincou as queixas dos membros da associação – entre as quais está o aumento de dois cêntimos nos impostos sobre o gasóleo no projecto de lei do orçamento do Estado de França para 2020. A medida governamental, que renderá 140 milhões de euros num ano, destina-se a financiar infra-estruturas de transporte, justificou recentemente o Governo francês.

Jean-Marc Rivera, citado pela ‘Presse France’, explicou que é latente o estado de concorrência desleal de empresas estrangeiras face às francesas, que não contribuem para o financiamento de infra-estruturas e operam sem respeitar as mesmas regras (tanto em ordenados como em horário laboral dos trabalhadores), pelo que considerou que, se a lei em causa for mesmo adiante, estas acabarão por ter vantagem tributária no combustível.

Recorde-se que estes bloqueios rodoviários ocorrem no momento em que o país enfrenta (desde Quinta-feira passada) uma greve geral contra a reforma do regime de pensões proposto pelo Presidente, Emanuel Macron.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com