Takargo comboio

Francesa SNCF compra Takargo à Mota-Engil

Notícias, Terrestre Comentários fechados em Francesa SNCF compra Takargo à Mota-Engil 677
Tempo de Leitura: 2 minutos

O grupo francês SNCF vai comprar a Takargo, o primeiro operador privado de transporte ferroviário de mercadorias em Portugal, criado em 2006. A operação será feita através da Rail Logistics Europe, justificando a operação com o potencial de mercado de Portugal e o reforço da sua rede europeia.

Em comunicado, o grupo francês SNCF anunciou a aquisição da Takargo, subsidiária do grupo Mota-Engil, sem no entanto avançar com valores para a operação.

No mesmo comunicado é referido que a Takargo será integrada na rede Captrain, operador de transporte ferroviário e de logística na Europa, integrado na Rail Logistics Europe, a divisão do grupo SNCF dedicada à logística e transporte ferroviário de mercadorias.

Concorrência tem que validar compra

A aquisição está sujeita à autorização das autoridades da concorrência.

No comunicado, a SNCF refere que a compra demonstra “a confiança da gestão da Rail Logistics Europe no potencial de mercado de Portugal, que assenta sobretudo no dinamismo dos seus principais portos”.

“Esta é uma mensagem forte que ecoa os esforços do governo português no apoio ao transporte ferroviário de mercadorias, em particular com a construção e modernização da rede ferroviária, mas também as ambições do grupo SNCF em termos de ecologia”, acrescenta.

História da Takargo

Recorde-se que a Takardo foi criada em 2006, com a liberalização do mercado de transporte de mercadorias na rede ferroviária europeia – sendo o primeiro operador privado de transporte ferroviário de mercadorias em Portugal.

Mais tarde, a empresa alargou actividade ao tráfego transfronteiriço com Espanha, no ano 2009, com a criação da Ibercargo – joint venture detida com a Captrain España.

No ano passado, a Takargo registou um volume de negócios de 16 milhões de euros. Tem mais de 100 colaboradores.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com