
Francisco López Martín foi reeleito novamente presidente da GASNAM
Empresas27 Janeiro, 2021, by RedacçãoComentários fechados em Francisco López Martín foi reeleito novamente presidente da GASNAM240A GASNAM, que aposta na utilização do gás natural, biometano e hidrogénio como soluções para atingir os objectivos ambientais de descarbonização no transporte terrestre, marítimo e ferroviário, elegeu recentemente os seus órgãos sociais, cuja ratificação ocorreu em Assembleia Geral, realizada on-line, no passado dia 21 de Janeiro. Francisco López Martín (Naturgy) foi reeleito Presidente da GASNAM por mais 4 anos.
Francisco López Martín é acompanhado neste novo mandato por 3 Vice-presidentes, Claudio Rodríguez (Enagás) eleito Vice-Presidente do Sector de Energia, Jose Luis Pérez Souto(Iveco) eleito Vice-Presidente da Secção Terrestre e José Poblet (Cotenaval) novo Vice-Presidente da Secção Marítima. No total, o órgão executivo da GASNAM, é composto por 16 membros representando, para além das referidas, as seguintes empresas: Alimerka, Cidaut, Cotenaval, Dourogás, Enagás, Galp, Gas & Go, Ghenova, Iveco, Naturgy,Porto de Huelva, Reganosa, Seat, Transportes Mariné e Wärtsila.
O recém-reeleito presidente expressou sua gratidão pela confiança e apoio dos sócios pela sua escolha, afirmando ser «é uma honra enfrentar esta nova etapa no leme de uma Junta Directiva», que «reflecte a pluralidade e o carácter de uma associação que reúne grandes e pequenas empresas, bem como centros de tecnologia de todos os sectores, desde a energia, ao automóvel, passando também pelo transporte terrestre e transporte marítimo».
Francisco López Martín destacou, ainda, a diversidade dos seus membros como um valor importante e decisivo que contribuirá para uma riqueza de conhecimentos e sensibilidades, permitindo à associação enfrentar o tão ambicionado desafio de descarbonizar os diferentes tipos de transporte. Na sua visão do futuro, Francisco López afirmou que «o gás natural tem comprovado ser uma tecnologia madura, real, limpa e de custo competitivo para navios, locomotivas, veículos ligeiros e pesados. Nesta nova etapa da GASNAM vamos continuar a trabalhar para que o uso de gases de fontes renováveis (biometano e hidrogénio) também seja uma realidade em Espanha e em Portugal, seguindo o mesmo caminho do resto da Europa».
Francisco López Martín é licenciado em Ciências Químicas pela Universidade Autónoma de Madrid e concluiu o Programa de Desenvolvimento Executivo do Grupo Naturgy na IE-Business School.Desenvolveu toda a sua carreira profissional no Grupo Naturgy, ocupando cargos de responsabilidade em diferentes áreas: geração de energia eléctrica, comercialização de energia (Espanha e Europa) e conceção e desenvolvimento de novos produtos e serviços, entre os quais o desenvolvimento de negócios de Bunkering de Gás Natural. Actualmente é Director do Segmento Industrial e de Grandes Clientes da Gas Natural Comercializadora, S.A. e ocupa o cargo de Presidente da GASNAM desde 2019.