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Frota de camiões GNL «é uma realidade em rápido crescimento na Europa e Portugal»

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A associação ibérica GASNAM veio a terreiro elogiar a postura da Alemanha face à aposta nas potencialidades do Gás Natural na mobilidade, na sequência da proposta (que irá hoje a votação no parlamento alemão) de extensão da isenção de portagens nas auto-estradas para veículos pesados a gás natural. A associação vincou que a frota de camiões movidos a GNL é já uma tendência crescente incontornável.

Enfatizando que «a necessidade de encontrar metodologias e acções que possibilitem uma abordagem holística e real, é essencial para a descarbonização do sector de transportes», a associação ibérica – que defende a aposta estrutural e sustentada nas potencialidades do gás natural no processo de descarbonização – elogiou o «exemplo» dado pela Alemanha, que se reflecte numa «clara manifestação da importância do Gás Natural para a transição energética para uma economia de baixo carbono, circular e sustentável».

Frota de camiões movidos a GNL ascende a 10 mil na Europa

A frota de camiões movidos a GNL, lembrou a associação em comunicado, «é uma realidade em rápido crescimento na Europa e também em Portugal, existindo mais de 10.000 veículos em operação na Europa, oferecendo uma alternativa concreta à propulsão a diesel e criando um veículo para a utilização em larga escala de gases renováveis na mobilidade». A capacidade de produção europeia de biometano tem um potencial, segundo estudos recentes demonstram,de 1200 TWh, cobrindo amplamente as necessidades de consumo do sector que hoje consome cerca de 24 TWh.

Caso a proposta receba o expectável acolhimento por banda do Parlamento Alemão e do Conselho Federal, os veículos de Gás Natural Comprimido e Gás Natural Liquefeito (GNC e GNL), acima das 7,5 toneladas, ficarão isentos de pagar portagens rodoviárias até 31 de Dezembro de 2023.

Esta medida concorrerá igualmente para fomentar uma mais acentuada redução do Custo Total de Propriedade (TCO) dos camiões Natural Power da marca, exponenciando assim as vantagens financeiras e o return on investment nesse tipo de veículos. Aliada ao alargamento da rede de distribuição de gás natural, este passo poderá ser fundamental para catapultar a transição para esta tecnologia mais ecológica e sustentável.

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