Frota

Frota global sob controlo: nova década começa com situação «menos assustadora»

Marítimo Comentários fechados em Frota global sob controlo: nova década começa com situação «menos assustadora» 286
Tempo de Leitura: 2 minutos

Em 2019, a frota marítima global ultrapassou 2 mil milhões de dwt (deadweight tonnage) como um todo, no entanto, a nova década começa com uma «situação de abastecimento menos assustadora», de acordo com a Clarksons Research Services.

Fazendo à publicação ‘Seatrade Maritime‘ uma retrospectiva da evolução da última década, Stephen Gordon, chefe de pesquisa da consultora Clarksons Research, observou que existiram entregas «impressionantes», totalizando 1,2 mil milhões de toneladas de dwt de novos navios nos últimos dez anos – um aumento maciço de quatro vezes o volume de entregas na década de 1990, com a frota global a crescer cerca de 70%.

A produção de novos navios atingiu o pico durante o ano de 2011 (logo no abrir da década), com uma carteira de pedidos que havia se acumulado antes da crise financeira global, ocorrida em 2008.

Em 2011, recorde-se, os estaleiros chineses alcançaram uma participação de 40% do mercado da construção naval. «Desde então, a produção caiu 30%, com uma participação de mercado actual de 34% por parte da China, 28% da Coreia do Sul e de 25% no Japão», frisou Stephen Gordon. Em 2010, a frota global ultrapassou os 2 mil milhões de dwt – uma taxa de crescimento de 4,1%.

Mas, embora a frota global tenha atingido um nível recorde no ano passado, as perspectivas futuras são mais positivas para os armadores, e, claro, para o equilíbrio do mercado, explicou o especialista à ‘Seatrade Maritime’. «Apesar de mais anúncios no final do ano, os pedidos de novas construções caíram 32%, deixando a carteira de pedidos em 9% da frota existente e com a tonelagem mais baixa desde 2004», declarou.

A entrada em 2020 (com o arranque da IMO 2020) a o consequente instalação de scrubbers por porte de alguns armadores ajuda temporariamente este cenário, reduzindo a frota disponível – cerca de 269 navios encontra-se actualmente nos estaleiros, em fase de retrofitting. Em 2020, segundo analisa Gordon, espera-se que o crescimento da frota caia para níveis aproximadamente semelhantes aos de 2018.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com