Linha IP Douro Ferrovia IP IP Portugal

Galiza é prioridade no desenho da rede de alta velocidade, garantiu Pedro Nuno Santos

Terrestre Comentários fechados em Galiza é prioridade no desenho da rede de alta velocidade, garantiu Pedro Nuno Santos 571
Tempo de Leitura: 2 minutos

Em entrevista recentemente concedida ao meio de comunicação social espanhol ‘La Voz de Galicia‘, o Ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos, defendeu a prioridade dada à Galiza no contexto do desenho da rede de alta velocidade, em detrimento de Madrid.

Ministro realçou afinidades entre Portugal e a Galiza

Uma conexão de alta velocidade a ligar Lisboa e Porto, terá que ter como «continuação lógica» a sua extensão até Vigo, defendeu o governante, que, neste dossier, conta com uma visão similar por parte do líder do Executivo. O ministro afirmou que «qualquer português do Norte e qualquer galego» compreende as afinidades existentes entre Portugal e a Galiza – é assim natural que a linha Lisboa-Porto seja complementada com a ligação a Vigo.

Numa etapa inicial será efectuado o troço Braga-Vigo, estimado em 900 milhões de euros, que poderá entrar logo em funcionamento visto que a actual linha ferroviária Porto-Braga está modernizada. Numa etapa complementar, com uma nova infra-estrutura do Aeroporto Sá Carneiro a Braga, a viagem entre o Porto e Vigo será feita em 55 minutos e Vigo-Lisboa «em pouco mais de duas horas» sem qualquer transbordo. Em 2030.

Para que este cenário se materialize, Pedro Nuno Santos deixou um alerta a Espanha: é preciso investir cerca de 200 milhões na «saída sul de Vigo» (uma solução de elevada complexidade técnica) para que a linha férrea aponte directamente à fronteira portuguesa. Recorde-se que a importância desta conexão a Vigo havia sido já denotada também por Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial.

«A nossa prioridade não é a ligação entre Madrid e Lisboa. Porque de Madrid para Lisboa vamos de avião. Já temos ligação. A nossa prioridade, certamente, é o eixo atlântico, Lisboa, Porto e Vigo», declarou a governante durante a realização da segunda edição das ‘Jornadas da Amizade’, citada pelo ‘Jornal Económico’.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com