Galp abastecimento truck-to-ship

Galp assegurou o primeiro abastecimento portuário de navio com GNL em Portugal Continental

Marítimo Comentários fechados em Galp assegurou o primeiro abastecimento portuário de navio com GNL em Portugal Continental 766
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Galp procedeu esta semana ao primeiro abastecimento alguma vez efectuado num porto de Portugal continental – Sines – de um navio com gás natural liquefeito (GNL), demonstrando assim a sua capacidade para disponibilizar todas as formas de energia necessárias para responder às necessidades dos seus clientes, nomeadamente as que resultam das novas exigências em matéria ambiental.

Em operação de banca marítima truck-to-ship (noticiada oportunamente pela Revista Cargo), que se prolongou durante cerca de 10 horas, o navio Scheldt River, uma draga de pavilhão belga envolvida nos trabalhos de remodelação do Porto de Setúbal, recebeu 86,660 toneladas métricas de GNL, o equivalente a quatro cargas de camião cisterna, tendo posteriormente rumado ao porto italiano de Salerno.

O GNL é obtido pela redução da temperatura do gás no estado gasoso para cerca de -160o e pelo aumento da sua pressão para cerca de 4 psi. Estas características recomendam que as mangueiras de transporte do gás liquefeito para o navio sejam regadas com água durante a operação de carga, assistindo-se a um fenómeno de condensação característico.

«O GNL é uma das alternativas a que as empresas de navegação têm recorrido para fazer face às regras cada vez mais rigorosas em termos de emissões poluentes, nomeadamente em termos do conteúdo de enxofre, o que obrigou os fornecedores de energia, como a Galp, a desenvolverem soluções competitivas», enfatizou a associação GASNAM em comunicado, reagindo ao inédito abastecimento.

A Galp disponibiliza em todos os portos nacionais abastecimentos de GNL a navios desde 2017, quando assegurou diversas cargas ao navio de cruzeiros Aida Prima, da Carnival Cruises, no porto do Funchal, Madeira, através de cisternas contentorizadas. Oferece fuel de muito baixo teor de enxofre, também conhecido pela sigla VLSFO, desde o final do ano passado.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com