Garland afirma-se no sector automóvel com uma performance de 98% de eficácia

Logística, Marítimo, TerrestreComentários fechados em Garland afirma-se no sector automóvel com uma performance de 98% de eficácia406
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Garland tem acompanhado a evolução acentuada e sustentada do sector automóvel, sendo este um dos alvos prioritários do grupo – actualmente, este cluster – que engloba 975 empresas e 10 mil peças e 177 mil automóveis made in Portugal – vale cerca de 11 mil milhões de euros. A Garland tem sabido capitalizar este progresso, movimentando, via Garland Transport Solutions (GTS), 120 camiões por semana, afirmando-se como um dos principais players no transporte de cargas deste sector de e para Portugal.

«Este é um mercado muito exigente no que ao cumprimento de prazos diz respeito. Um atraso de minutos, pode obrigar a paragens nas linhas de produção, as quais, por sua vez, implicam milhares de euros em prejuízos. A nossa performance ronda os 98% de eficácia e esta é a explicação para sermos um dos maiores players neste mercado», comentou Jorge Rocha, customer service national director da GTS.

Sector automóvel representou 14,4% da carga movimentada pela GTS em 2018

Segundo o responsável, o sector automóvel representou 14,4% da carga movimentada pela GTS em 2018. Recorde-se que a empresa de transportes do Grupo Garland fechou o ano passado com uma facturação de 53,4 milhões de euros, mais 4% que a obtida em período homólogo. Isto num ano em que, na via marítima, movimentou 4,5 milhões de toneladas de carga e 6.480 contentores de granéis (bulk), e 1.060 toneladas de carga aérea. Por via terrestre, movimentou 24.630 camiões internacionais e 663 mil toneladas de carga.

Com clientes do sector automóvel em todo o país, é no Parque da Autoeuropa, em Palmela, que a Garland concentra grande parte da sua actividade. Dos 120 camiões semanais que movimenta nos sentidos de importação e exportação, 90 são em serviços para empresas daquele centro empresarial.

Garland com resposta de sucesso a um «mercado de alta pressão»

«Definitivamente, o nosso sucesso neste mercado está alicerçado na consistência de um serviço, cujos ingredientes são: performance, informação ao cliente, relacionamento com o mesmo e versatilidade», esclarece Jorge Rocha, para quem «a experiência de anos neste mercado permitiu à Garland desenvolver uma multiplicidade de soluções que abrange todo o tipo de situações». Esse know-how foi, de acordo com o customer service national director da GTS, construído com base na resposta adequada da empresa a um mercado de alta pressão.

Indústria automóvel cada vez mais preponderante na economia lusa

Segundo um estudo realizado pela consultora Deloitte para a Mobinov – Associação do Cluster Automóvel, divulgado no ano passado, o sector automóvel em Portugal é maior do que tinha sido considerado até então. Isto porque, em 2017, a actividade das empresas a operar neste mercado (construtores e fornecedores) valeu perto de 11 mil milhões de euros, o que equivaleu a 5,9% do PIB registado nesse ano.

Ainda de acordo com a Mobinov estão a ser construídos em Portugal 14 modelos de viaturas, nomeadamente o Mitsubishi Fuso Canter, em Abrantes; o Peugeot Partner e o Citroën Berlingo, em Mangualde; o Toyota Land Cruiser, em Ovar; o Volkswagen T-Roc, o Volkswagen Sharan e o Seat Alhambra, em Palmela, e sete autocarros na CaetanoBus, em Gaia.

Diz a plataforma, que resulta de uma iniciativa conjunta da Associação Automóvel de Portugal e da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, que existem ainda 900 empresas em solo nacional a produzir e a exportar mais de 10 mil componentes.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com