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Garland antecipa aumento de exportações do sector têxtil nacional e aposta na Dinamarca

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A Garland Transport Solutions arranca em Outubro com um novo serviço directo de e para a Dinamarca, em que os têxteis e calçado serão o principal alvo de transacção. A empresa portuguesa conta com o agente turco Evolog como parceiro internacional para o desenvolvimento desta linha, que envolve a sucursal da Evolog na Dinamarca, localizada em Herning, onde está instalado o principal centro têxtil do país escandinavo.

A Garland passa assim a dispor de um serviço directo com saídas às quintas e sextas-feiras e chegadas às terças e quartas-feiras. A distribuição de mercadorias nos principais pontos industriais dinamarqueses será assegurada em 24 horas. A aposta neste mercado resulta de uma «oportunidade estratégica detectada pela Garland Transport Solutions, já que o novo agente dispõe de clientes na Turquia e na Dinamarca que importam têxteis de Portugal», explicou a empresa, via comunicado. Além disso, com a pandemia deCovid-19, a Garland antecipa uma transferência das encomendas deste tipo de produto do Oriente para Portugal, reconhecido internacionalmente pela qualidade e acessibilidade do seu produto.

A Evolog detém uma posição de destaque no transporte de têxteis e calçado, em caixas ou pendurados, para a Dinamarca. Um posicionamento que «coincide com o da Garland em que este sector tem um peso importante no volume de negócios das empresas de transportes e de logística do grupo português, bem como o de componentes para veículos, que é a segunda mercadoria que Portugal mais exporta para a Dinamarca», frisou a Garland. O novo serviço directo da Garland permitirá distribuir as mercadorias nacionais por toda a Dinamarca em cartões, pendurados ou paletes. Em sentido inverso, disponibiliza a recolha do mesmo tipo de carga e consolidação da mesma nos centros logísticos da Garland em Cascais e na Maia.

Garland aposta na antecipação para manter liderança

Segundo a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a Dinamarca ocupa uma posição com alguma relevância no contexto do comércio externo português. No ano passado, o país posicionou-se com 20º cliente de Portugal (quota de 0,72% do total) e como 27º fornecedor (quota de 0,51%). A balança comercial de bens é favorável ao nosso país, que apresentou um saldo de cerca de 23 milhões de euros em 2019.A estrutura das exportações é constituída fundamentalmente pelo calçado (21,3% do total em 2019), veículos e outro material de transporte (16,2%) e vestuário (11,7%. Do lado das importações surgem destacados os produtos químicos (32,8% do total em 2019).

«Além de a Dinamarca ser um importante cliente do nosso país no sector têxtil e do calçado, numa altura de crise como a que enfrentamos, só antecipando as tendências poderemos manter-nos como um dos líderes nacionais nos sectores em que operamos. Acreditamos que a pandemia provocará uma transferência das compras neste sector do Oriente para a Europa, incluindo para Portugal, onde este mercado é internacionalmente reconhecido», declarou, na sequência do anúncio, Giles Dawson, administrador do Grupo Garland, explicando a estratégia por detrás da aposta.

Saiba mais sobre as novas apostas da empresa:

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