APCAP camiões antram pacote

GASNAM: Alemanha dá «clara manifestação» da utilidade do Gás Natural na transição energética

Terrestre, Veículos Comentários fechados em GASNAM: Alemanha dá «clara manifestação» da utilidade do Gás Natural na transição energética 398
Tempo de Leitura: 2 minutos

Através de um comunicado, a associação GASNAM veio a terreiro, via comunicado, saudar a postura da Alemanha quanto à proposta de extensão da isenção de portagens nas auto-estradas para veículos pesados a gás natural, que irá amanhã (dia 14 de Maio) a votos no parlamento alemão.

Lembrando que «a necessidade de encontrar metodologias e acções que possibilitem uma abordagem holística e real, é essencial para a descarbonização do sector de transportes», a associação elogiou o «exemplo» dado pela Alemanha, que se reflecte numa «clara manifestação da importância do Gás Natural para a transição energética para uma economia de baixo carbono, circular e sustentável».

A aposta nas várias potencialidades do bioCNG e do bioLNG, ressalvou a GASNAM no comunicado ao qual acedemos, providencia «a oportunidade única de criar sinergias entre o sector de resíduos, agricultura, energia e mobilidade, contribuindo para o relançamento da economia europeia, especialmente nestes tempos difíceis».

A frota de camiões GNL, lembra a associação, «é uma realidade em rápido crescimento na Europa e também em Portugal, existindo mais de 10.000 veículos em operação na Europa, oferecendo uma alternativa concreta à propulsão a diesel e criando um veículo para a utilização em larga escala de gases renováveis na mobilidade». A capacidade de produção europeia de biometano tem um potencial, segundo estudos recentes demonstram,de 1200 TWh, cobrindo amplamente as necessidades de consumo do sector que hoje consome cerca de 24 TWh.

No ano de 2050, a Europa pretende ser um continente neutro em carbono, com um sistema de transportes com emissões líquidas iguais a zero. A nível europeu já circulam nas estradas da União mais de 1.500.000 veículos movidos a gás natural, que utilizam mais de 15% de gás renovável. Em muitos países, frotas de camiões e autocarros já utilizam integralmente como combustível bioCNG e bioLNG, resultando em carbono neutro.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com