Importância do GNL em discussão: IMO não falta ao ‘workshop’ realizado pela GASNAM

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A GASNAM, associação ibérica de gás natural e renovável para a mobilidade, realizou, no passado dia 11 de Junho, um workshop para abordar as questões relacionadas com o transporte marítimo sustentável e a redução de emissões poluentes. Claudio Rodríguez, vice-presidente marítimo da GASNAM, apresentou informações úteis sobre a estratégia de implantação do GNL como combustível no transporte marítimo.



IMO marca presença no workshop da GASNAM

O evento contou com apresentações de Victor Jimenez, representando a Espanha na Organização Marítima Internacional (IMO), Claudio Rodríguez, Director-geral da Infra-estrutura Enagas e Vice-Presidente Marítimo de GASNAM, Antonio Gongora, Chefe da Área de Logística e Portos do Estado Intermodal e Juan Andres Lecertúa, Assessor Técnico de Segurança e Meio Ambiente da Direcção Geral da Marinha Mercante.

O evento forneceu esclarecimentos profícuos sobre aspectos ligados à regulamentação internacional no cômputo das emissões no transporte e o papel do GNL nessa futura alteração de paradigma. Durante o seu discurso, Victor Jimenez explicou o planeamento delineado pela IMO tendo em vista a redução das emissões de gases de efeito estufa no transporte marítimo a curto, médio e longo prazo.

A estratégia, explicou Jimenez, foi impulsionada pelo Acordo de Paris e pelos os objectivos de desenvolvimento sustentável fixados para 2030; as suas palavras focaram também a necessidade de encarar a importância da IMO como «órgão regulador do sector marítimo» e a urgência do organismo em «defender «um princípio estratégico de acção contra as mudanças climáticas» – algo que está já em andamento.

Como já aqui tratado na Revista Cargo, as bases da estratégia da IMO serão serão implementadas em três níveis de acção, lembrou Victor Jimenez: o primeiro nível inclui «a diminuição da intensidade de carbono, continuando com a melhoria do índice de eficiência energética para cada tipo de embarcação». O nível 2 visa alcançar uma «redução de pelo menos 40% por tonelada-milha de emissões de CO2 até 2030 e 70% por tonelada-milha até 2050». Finalmente, o terceiro nível inclui a redução menos, 50% das emissões de gases com efeito de estufa até 2050.

Puertos del Estado fez o retrato do desenvolvimento dos projectos CORE LNGas e LNGHIVE2

Antonio Gongora, Chefe da área Logística e Intermodal da Puertos del Estado, partilhou o desenvolvimento do projecto CORE LNGas, lançado em 2015 e focado na identificação de barreiras e pesquisa de mercado para a implementação de uma rede de GNL. Projectou também o LNGHIVE2, que, como explicou, inclui «uma estratégia de implantação do GNL virado para o bunkering, a fim de maximizar a captação de auxílios financeiros».

O objectivo da colmeia CORE LNGas é o desenvolvimento da cadeia logística integrada, eficiente e segura, capaz de fornecer GNL para a alimentação do transporte, especialmente no sector marítimo da Península Ibérica. É um projecto que contribui para a descarbonização do Atlântico e do Mediterrâneo promovida pela União Europeia, recordou Gongora.

GNL apontará o rumo da descarbonização na UE, afirmou Juan Andres Lecertúa

O evento contou ainda com a presença de Juan Andres Lecertúa, Assessor Técnico de Segurança e Meio Ambiente da Direcção-Geral da Marinha Mercante, cuja intervenção versou sobre as acções de controlo das autoridades marítimas com o intuito de garantir o cumprimento das normas vigentes sobre emissões de enxofre, controlo de emissões de CO2 e outras substâncias poluentes. Lecertúa destacou a viabilidade e a necessidade do GNL de encararmos o «combustível alternativo para alcançar as metas da União Europeia de reduzir em 62% as emissões de óxido de nitrogénio e 88% das emissões de enxofre até 2030».



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