GASNAM saúda Estratégia Nacional para o Hidrogénio e sua aplicação na mobilidade

Terrestre Comentários fechados em GASNAM saúda Estratégia Nacional para o Hidrogénio e sua aplicação na mobilidade 307
Tempo de Leitura: 2 minutos

A GASNAM manifestou, via comunicado, a sua satisfação e disponibilidade para apoiar o desenvolvimento e adequação da Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2), apresentada pelo Governo Português, participando activamente no debate e discussão no âmbito da consulta pública iniciada.

GASNAM: hidrogénio será «pilar sustentável» na transição para a descarbonização

A associação considera que a «introdução gradual do hidrogénio enquanto pilar sustentável e integrado numa estratégia mais abrangente de transição para uma economia descarbonizada, é uma oportunidade estratégica para o país, destacando em particular o grande significado e impacto na mobilidade a gás renovável que representa a intenção anunciada de ter “até 20305% do hidrogénio no consumo do transporte rodoviário, entre 50 a 100 postos de abastecimento», de acordo com a afirmação de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente da Acção Climática.

A implementação de novas formas de apoio que incentivem o investimento e a integração do hidrogénio, «são aspectos muito positivos que contam com o apoio da GASNAM e dos seus Associados», vincou a associação na missiva, à qual a Revista Cargo teve acesso. «A GASNAM considera que a injecção de hidrogénio e de biometano na rede nacional em conjunto com o gás natural, associados a Certificados de Origem, constitui uma vantagem para a transição energética e para a descarbonização da economia, assim como para a rentabilização das infraestruturas existentes, tendo em conta que os gasodutos são recentes (têm cerca de 20 anos) e pelo menos70% podem distribuir hidrogénio», pode ainda ler-se na missiva.

Neste contexto de análises das virtudes sustentáveis do hidrogénio, recorde-se que a associação anunciou, em Outubro de 2019, a formação de um grupo de trabalho que estudará as potencialidades do hidrogénio, a fim de analisar as vantagens do seu uso como combustível no transporte terrestre e também marítimo. A equipa que levará a cabo o estudo operará sob a coordenação da empresa de transporte e distribuição de gás natural Redexis.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com