GASNAM saúda garantia do Governo quanto ao apoio do investimento no gás natural

Marítimo Comentários fechados em GASNAM saúda garantia do Governo quanto ao apoio do investimento no gás natural 278
Tempo de Leitura: 2 minutos

João Galamba, Secretário de Estado Adjunto e da Energia, foi um dos nomes fortes do seminário realizado, no passado dia 27 de Novembro, pela GASNAM: subjugado ao tema ‘Gás Natural: A solução de mobilidade na transição energética’, o evento procurou debater o papel deste recurso alternativo na mudança de paradigma energético – tal papel é encarado pelo Executivo como importante, ou não tivesse relevado João Galamba, durante o discurso de encerramento, que haverá um reforço da aposta no gás natural renovável.

GASNAM satisfeita com «reconhecimento» do potencial do gás natural

victor cardial gasnamO Secretário de Estado Adjunto e da Energia adiantou que no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), que será entregue em Bruxelas em breve, haverá uma intensificação da aposta no gás natural renovável. A aposta na electrificação vai manter-se, mas será dada uma atenção redobrada ao gás renovável, nomeadamente biometano e hidrogénio a partir de resíduos e biomassa, mas também com forte aposta do aproveitamento dos baixos custos de produção de energia renovável, explicou João Galamba. Tal revelação agradou à associação ibérica.

«A GASNAM regista com muita satisfação o reconhecimento que foi expresso pelo Secretário de Estado Adjunto e da Energia sobre a importância do Gás Natural na transição energética para uma economia mais sustentável, em particular no que se refere à introdução de gases verdes como o biometano e o hidrogénio», comentou Victor Cardial, delegado da GASNAM em Portugal, reagindo às palavras de João Galamba. Recorde-se que a associação já havia apresentado «na consulta pública sobre o PNEC a sua visão sobre a relevância da introdução na estratégia de descarbonização os gases renováveis e a criação de certificados de origem que possibilitassem uma transição suave», frisou.

«A constatação de que a electrificação total não é possível nem adequada e que o investimento em gases renováveis será apoiada pelo Governo vem de encontro às posições defendidas pela GASNAM há vários anos e torna clara a relevância do gás natural e das suas infra-estruturas para uma energia mais sustentável e com baixas emissões já no curto prazo», salientou Victor Cardial.

Foto: GASNAM

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com