MSC Portugal

Gianluigi Aponte (MSC) vislumbra possível fusão entre Hapag-Lloyd e ONE

Marítimo Comentários fechados em Gianluigi Aponte (MSC) vislumbra possível fusão entre Hapag-Lloyd e ONE 840
Tempo de Leitura: 2 minutos

À margem da primeira reunião anual da Assarmatori – a recém-nascida associação italiana de armadores – Gianluigi Aponte, presidente executivo da MSC, teceu considerações sobre a evolução do sector do transporte marítimo contentorizado, nomeadamente sobre o pendor de consolidação que tem marcado o ritmo da indústria do Shipping, em especial após o fatídico ano de 2016 (que viu o colapso total da sul-coreana Hanjin Shipping).

Sobre quem poderão ser os protagonistas de uma futura fusão ou negócio de consolidação, o veterano Aponte disparou: Hapag-Lloyd e ONE. Para o experiente empresário e gestor, tal cenário de fusão é provável – as duas forças do Shipping contentorizado, recordou Aponte, estão actualmente em sexto e quinto lugar no ranking global e são, elas próprios, produtos de fusões de grande monta – a nipónica ONE combinou as frotas da K Line, NYK e MOL, enquanto a alemã Hapag-Lloyd absorveu, nos recentes anos, a CSAV e a UASC.

Aponte também comentou a tendência (cada vez mais acentuada) da integração vertical, em que as transportadoras globais colocam um pé no negócio do transporte terrestre e da logística, aumentando o controlo das suas cadeias de abastecimento. Para o líder da MSC – a segunda maior operadora do mundo – desenvolver novas incursões na logística inland foi e continuará a ser um passo estratégico para a companhia.

«Não queremos cobrir todos os lugares. Vamos fazer exactamente onde isso faz sentido, é necessário e valioso para o nosso grupo, mas não podemos fazer isso em todo o mundo», comentou Gianluigi Aponte, citado pelo portal de informação ‘Splash 247’.

Photo: By Rcdsouza19 – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=76702628

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com