Governo alemão prepara resgate de 7 mil milhões de euros para salvar a Deutsche Bahn

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O governo federal alemão e a Deutsche Bahn estão a preparar um pacote de apoio financeiro de 7 mil milhões de euros, destinado a salvar a companhia estatal criada em 1994. De acordo com as mais recentes projecções, a Deutsche Bahn espera perder entre 11 e 13,5 mil milhões de euros de receitas nos próximos quatro anos, devido à crise provocada pelo novo coronavírus.

Além do pacote de auxílio estatal que está a ser cozinhado, a Deutsche Bahn pretende ter luz verde para aumentar o limite máximo permitido de dívida, fixado pelo Bundestag em 25,4 mil milhões de euros – a companhia tem-se debatido com o elevado montante de dívida nos últimos anos (perigosamente perto do limite actual), tendo inclusivamente alienado as suas subsidiárias Arriva e DB Schenker.

Actualmente, três quartos dos comboios encontra-se em funcionamento na Alemanha, mas o número de passageiros é 90% menor do que antes da crise do COVID-19 se despoletar. Também as cargas sofreram perdas avultadas; somente no transporte de longo curso, a DB provavelmente perderá mais de dois mil milhões de euros este ano e é já um dado adquirido que todas as unidades de negócio terminarão 2020 no vermelho.

No total, os danos causados pelo COVID-19 e pelas respectivas políticas de confinamento atingirão, na melhor das hipóteses, os 11 mil milhões, e, no pior cenário – caso a recuperação do transporte de passageiros e mercadorias não for iniciada pelo menos em 2022 – chegarão mesmo aos 13,5 mil milhões de euros. Para preencher as lacunas no financiamento, o governo federal está disposto a fazer uma nova injecção de capital. Cerca de 5,5 mil milhões de euros na melhor das hipóteses e 6,7 mil milhões de euros se a situação for pior que o previsto.

Ajuda do Governo debaixo de críticas cerradas

Este auxílio estatal está sob crítica por parte de players do sector. Duas associações de operadores ferroviários (Mofair e AllRail), alertaram o governo alemão para os subsídios irracionais canalizados para a Deutsche Bahn, lembrando que estes podem constituir uma violação da sã concorrência no mercado ferroviário, especialmente no seu segmento de longa distância. Para as associações, é imperativo salvaguardar condições de igualdade para que todos os players do sector possam competir de forma sã e igual durante o processo de recuperação pós-COVID-19.

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