Governo angolano entrega construção de porto em Cabinda à empresa Caioporto

Marítimo Comentários fechados em Governo angolano entrega construção de porto em Cabinda à empresa Caioporto 501
Tempo de Leitura: 2 minutos

O governo de Angola entregou à empresa Caioporto a obra do Novo Porto do Caio, na província de Cabinda, extinguindo a comissão criada para negociar o fim do contrato de concessão para a execução do projecto de construção, atribuído em 2012 à mesma empresa.

Caioporto recupera contrato para a construção do Novo Porto do Caio

A Caioporto SA, adiantou assim a imprensa angolana, recuperou o contrato para a construção do Porto de Cabinda, obra avaliada em 800 milhões de dólares. Um despacho presidencial citado pelo jornal angolano ‘Novo Jornal’ determina «a continuidade da execução do projecto de construção do Novo Porto do Caio, mantendo-se a sociedade Caioporto, SA como gestora da sua implementação, resguardando-se os direitos e deveres do empreiteiro e fiscal da obra, nos termos dos contratos celebrados, até o cumprimento definitivo».

No mesmo despacho, João Lourenço, presidente de Angola, autoriza o ministro dos Transportes a outorgar a concessão de um dos terminais portuários do Porto do Caio à sociedade Caioporto, SA «para garantir a recuperação do seu investimento na implementação do projecto». Em Julho de 2018 era anunciada a negociação, por banda do Governo, da cessação do contrato de concessão para a execução do projecto de construção do porto de Caio, em Cabinda, atribuído à empresa Caioporto, tendo uma comissão para esse efeito sido criada.

A construção do porto angolano, avaliada em 831,9 milhões de dólares, foi inserida na Linha de Crédito da China, com o Estado angolano a suportar 85% do valor do contacto de empreitada e a concessionária os restantes 15% ou 124,8 milhões de dólares, segundo um despacho de 2016 do então presidente José Eduardo dos Santos. A construção do porto será concretizada em três fases, tendo a empresa China Road and Bridge Corporation (CRBC) sido contratada para realizar a empreitada.

Com ‘Novo Jornal’ e ‘Macauhub’

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com