Terminal XXI Porto de Sines Madrid Maersk

Governo e PSA Sines chegam a acordo para a expansão do Terminal XXI

Marítimo Comentários fechados em Governo e PSA Sines chegam a acordo para a expansão do Terminal XXI 831
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Ministério do Mar comunicou hoje que foi dado «mais um importante passo na concretização da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente» com a assinatura, no passado dia 17, de um acordo «no seio da comissão de negociação nomeada pela Ministra do Mar, que permitirá a concretização da 3ª fase de expansão do Terminal XXI», no Porto de Sines. Refira-se ainda que a concessão do Terminal XXI à PSA Sines foi prolongada por mais 20 anos, terminando agora em 2049.

PSA Sines fará investimento de 547 milhões de euros

Este acordo, realçou a tutela, representa um investimento global de 547 milhões de euros, «a concretizar pela PSA Sines ao longo do prazo do contrato de concessão, que compreende não só a expansão do cais de acostagem e respectivos equipamentos de movimentação, mas também a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores».

Através destes investimentos, a infra-estrutura líder na movimentação de contentores em Portugal passará a oferecer uma frente de cais de 1.950 metros, repartidos numa frente de 1.750 metros e noutra de 200 metros, no sentido de possibilitar a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração», um passo crucial para a contínua evolução do Porto de Sines.

Também a área de armazenagem passará dos actuais 42 hectares para 60 hectares, permitindo aumentar a capacidade instalada dos actuais 2,3 milhões de TEU para 4,1 milhões. Serão ainda instaladas mais 9 gruas super post-panamax, 30 pórticos de parque e equipamentos transportadores, adiantou o ministério.

Acordo catapulta Sines para lugar cimeiro entre os portos do West Med

O acordo «coloca o Porto de Sines como um dos principais portos do ‘West Med’, em termos de oferta portuária no segmento da carga contentorizada, garantindo capacidade para competir e atrair novas cargas e clientes, reforçando o posicionamento de Sines no contexto marítimo-portuário internacional», frisou a tutela.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com