tap Estado avião tribunal de justiça

Governo forçará Parlamento a votar reestruturação: chumbo pode levar à liquidação da TAP

Aéreo, Empresas Comentários fechados em Governo forçará Parlamento a votar reestruturação: chumbo pode levar à liquidação da TAP 360
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Governo pretende levar ao Parlamento a votação do plano de reestruturação da TAP, que força ao despedimento de cerca de dois mil trabalhadores e a cortes salariais médios de 25%. A informação foi avançada em primeira mão por Marques Mendes no seu comentário semanal na SI.

Segundo o comentador, o PS «não pode implementar uma coisa que custa tantos milhares de milhões de euros sem respaldo do Parlamento». Agora, caso o plano seja chumbado, a TAP acabará mesmo por ir para liquidação. O Governo tem de apresentar a reestruturação até dia 10 de Dezembro perante a Comissão Europeia, e pretende comprometer envolver todo o parlamento nos destino da companhia.

O plano de reestruturação da transportadora aérea, que contemplou a injecção de 1,2 mil milhões de euros na empresa (assegurando a sobrevivência da companhia durante este conturbado 2020; em 2021, poderá receber mais 500 milhões), tem metas agressivas que passam pela redução da frota para 88 aviões, pelo despedimento de cerca de dois mil trabalhadores e pelo corte de salários em cerca de 25%.

O Governo pretende assim forçar a oposição partidária a participar na decisão sobre o destino da TAP. Actualmente, ainda não há data marcada para levar o dossier TAP ao Parlamento, mas será sempre depois de negociado e aprovado pela Comissão Europeia. Caso haja um chumbo do plano de reestruturação no Parlamento, a consequência será a liquidação da empresa, que, recorde-se, é controlada em 72,5% pelo Estado.

Segundo explica o jornal ‘Eco’, o Executivo liderado por António Costa não levou o plano de reestruturação da TAP ao Parlamento em Julho, pois só agora está na posse de toda a informação, e com um plano de reestruturação elaborado, com os respectivos custos, é que faz sentido levá-lo a votação. «Antes seria apenas uma táctica política e ideológica, diz a fonte do Governo», reportou o jornal.

Fonte: SIC e Eco

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com