ponte rodovia Grupo Alpega

Governo investirá 18 milhões na construção de pontes para aproximar Portugal a Espanha

Terrestre Comentários fechados em Governo investirá 18 milhões na construção de pontes para aproximar Portugal a Espanha 269
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Governo firmou, no passado dia 8 de Setembro, dois contratos de financiamento – no valor de 18 milhões de euros – com vista à edificação de duas pontes, com o intento de «aproximar» o Alentejo e Algarve das regiões espanholas da Extremadura e Andaluzia.

A ponte entre Alcoutim (Algarve) e Sanlúcar de Guadiana (Andaluzia) e a ponte sobre o rio Sever, na freguesia de Montalvão, no concelho de Nisa (Portalegre) e Cedillo (Extremadura), materializam um investimento de nove milhões de euros cada, ao abrigo de financiamentos proporcionados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A conclusão dos trabalhos está marcada para o ano de 2025.

Governo: Investimento terá «impacto maior» e aproximará Portugal e Espanha

Ana AbrunhosaEm Nisa, durante a cerimónia de assinatura do contrato de financiamento para a construção da ponte sobre o rio Sever, Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, sublinhou que «Quer a ponte de Alcoutim, quer a ponte de Nisa, sobre o rio Sever, são desejos antigos destes territórios e necessidades antigas e, portanto, em primeiro lugar, significa respeitar um compromisso quer com o Algarve, quer com o Alentejo».

«Nós estamos a falar de 18 milhões de euros de investimento que terão um impacto muito maior no território, porque aproximam os dois países, porque permitem que os projectos que já temos de cooperação entre estes territórios tenham impactos económicos e sociais muito maiores», declarou a governante. A ponte entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana vai, segundo o Governo, «reforçar a cooperação» entre Algarve e da Andaluzia e dar um «novo impulso» ao trabalho desenvolvido no âmbito da Euro-região EUROAAA, que inclui também o Alentejo.

O projecto tem a capacidade de «desenvolver» este território e de «melhorar a qualidade de vida» da população ao permitir a ligação entre as redes rodoviárias portuguesa e espanhola e «reduzir cerca de 70 quilómetros» na ligação entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, vincou o Governo. No que diz respeito à ponte internacional sobre o rio Sever, a estrutura vai «beneficiar toda a região» do Alentejo e da Extremadura. O projecto insere-se na Euro-região EUROACE, que abrange o espaço geográfico do Alentejo, Centro de Portugal e Estremadura.

Fonte: Lusa e Dinheiro Vivo

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com