boeing 777f lufthansa cargo

Governo não enjeita possível entrada da Lufthansa na estrutura accionista da TAP

Aéreo, Empresas Comentários fechados em Governo não enjeita possível entrada da Lufthansa na estrutura accionista da TAP 476
Tempo de Leitura: 2 minutos

Segundo matéria noticiosa avançada pelo Expresso na passada Sexta-feira (dia 18 de Dezembro), o Governo português manifestou, à Comissão Europeia, o seu agrado perante uma solução que passe pela entrada da companhia aérea alemã Lufthansa no capital da portuguesa TAP.

Entrada da Lufthansa no capital da TAP é cenário que agrada ao Governo

De acordo com a notícia do semanário, a mesma mensagem foi igualmente transmitida aos accionistas da Lufthansa. O interessa da transportadora aérea alemã na companhia portuguesa foi revelado durante 2019, tendo inclusivamente existido negociações, em Fevereiro deste ano, para uma eventual aquisição da posição do empresário David Neeleman na TAP, por via da Atlantic Gateway, em parceria com a americana United Airlines.

O surgimento da pandemia de COVID-19 e o rol de restrições globais que se seguiram, foram um entrave a qualquer tipo de desenvolvimento. O sector da aviação comercial foi um dos mais devastados – a queda do transporte de passageiros foi drástica. Recorde-se que o processo negocial entre a Lufthansa e a TAP fora, à data, confirmado pelo Ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos, que se mostrou favorável ao negócio.

Negócio terá entraves difíceis de ultrapassar

«O Estado português não veria com maus olhos uma parceria com Lufthansa. Temos consciência que as companhias aéreas têm dificuldade em operar e sobreviver isoladamente», afirmava, em Junho, o governante. No entanto, o negócio poderá enfrentar vários obstáculos – um dos mais significativos será a falta de solidez financeira da própria Lufthansa: recorde-se que a empresa recebeu um avultado pacote de auxílio estatal, ao abrigo dos apoios COVID-19, e enquanto não devolver 75% do montante recebido, não poderá entrar no capital de outra companhia aérea.

A companhia aérea TAP enfrenta sérias dificuldades financeiras, tendo já recebido um apoio estatal de 1,2 mil milhões de euros.

Fonte: Expresso e Jornal de Negócios

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com