avião aeroporto

Governo vai estudar a viabilidade de instalar um aeroporto na região Centro

Aéreo Comentários fechados em Governo vai estudar a viabilidade de instalar um aeroporto na região Centro 299
Tempo de Leitura: 2 minutos

Uma delegação da CIM Região de Coimbra (que agrega 19 municípios) reuniu-se na passada Quarta-feira (dia 15 de Janeiro), em Lisboa, com representantes do Ministério das Infra-estruturas e da Habitação, com o intuito de «discutir a temática do aeroporto na região Centro» e reiterar «a necessidade» da existência de uma infra-estrutura deste tipo na zona, declarou a CIM, em nota enviada à agência Lusa.

Depois de se ter reunido no Ministério das Infra-estruturas para debater o tema, a Comunidade Inter-municipal (CIM) Região de Coimbra adiantou que o Executivo vai estudar «uma solução viável para a implementação de um aeroporto na região Centro». Durante o encontro, «os representantes do Governo registaram as necessidades, apresentadas pelos autarcas, do reforço da capacidade aeroportuária na região Centro», frisa a nota.

Após a reunião, «ficou estabelecido que iriam ser avaliadas e estudadas as soluções com vista a encontrar uma solução viável para a implementação de um aeroporto» no Centro do país. «Os autarcas reiteram a necessidade de se encontrar uma solução exequível», de modo a ser «incorporada no Plano Nacional de Investimentos 2030», concluiu a CIM, presidida pelo presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino.

Perante «a evidência de que [a Base Aérea de] Monte Real não é alternativa», tal como o aeródromo Bissaya Barreto, em Coimbra, Manuel Machado disse então que se estava a trabalhar para resolver a situação, defendendo a «construção de raiz» de um aeroporto, relatou o ‘Expresso‘ esta semana, citando o autarca, na sequência da recente reunião do executivo municipal de Coimbra –  a abertura da Base Aérea de Monte Real, no concelho de Leiria, ao tráfego civil «é inexequível», defendeu, pois implicaria, «um investimento mais oneroso do que a construção de uma pista nova».

A somar a esta inviabilidade, o projecto de instalação de um aeroporto no concelho de Coimbra, por via da ampliação do aeródromo municipal Bissaya Barreto, também se revela impraticável, pois também tal possibilidade implicaria, «mais custos do que a construção» de infra-estrutura nova, argumentou o autarca. A expansão do aeródromo Bissaya Barreto, em Cernache, com vista à operação de aviões pesados acabaria por ser «muito dispendiosa«, segundo os estudos pedidos pela Câmara de Coimbra, salientou.

Com Lusa e Expresso

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com