Governo vai exigir à ANA que projecto do aeroporto do Montijo inclua oleoduto

Aéreo, Logística Comentários fechados em Governo vai exigir à ANA que projecto do aeroporto do Montijo inclua oleoduto 414
Tempo de Leitura: 2 minutos

A paralisação dos motoristas de matérias perigosas – afectos ao sindicato SNMMP – que se iniciou a 15 de Abril (e terminou na madrugada de 18) levantou várias preocupações a nível nacional: Portugal entrou rapidamente em pré-crise energética e a situação prometia ser mais gravosa, não fosse o facto de a greve (decretada por tempo indeterminado) ter sido mais curta que o esperado. O aeroporto de Lisboa foi um dos mais afectados.

Na sequência deste contexto, uma preocupação sobre o abastecimento de combustíveis e a dependência do transporte rodoviário ascendeu, a ponto de o Governo exigir agora à ANA – Aeroportos de Portugal que o projecto do novo aeroporto do Montijo inclua um oleoduto – a informação foi avançada em primeira mão pelo jornal ‘Eco’, que confirmou o facto com Alberto Souto de Miranda, secretário de Estado Adjunto e das Comunicações.

Isto porque o projecto apresentado pela concessionária, a ANA, não contempla a integração de qualquer infra-estrutura destinada a assegurar o abastecimento directo e a autonomia do novo aeroporto. «O Governo pode desde já informar que já sinalizou essa necessidade e que exigirá que o novo aeroporto do Montijo seja abastecido por oleoduto», respondeu, ao ‘Eco’, Alberto Souto de Miranda.

Recorde-se que a paralisação dos motoristas de matérias perigosas deixou os aeroportos de Faro e Lisboa sem reservas de combustíveis em 24 horas apenas, facto que levou as petrolíferas, Governo e ANA avançar com a construção de um oleoduto para abastecer directamente a Portela. Conforme adiantou o ‘Eco’, após acesso ao Estudo de Impacte Ambiental, a ‘solução Montijo’ prevê abastecimento «através de camião cisterna».

O documento revela que se prevê, «numa fase posterior», a «possibilidade de o abastecimento ser também realizado através de pipeline», sem adiantar informação adicional ou data de previsão para a integração de tal infra-estrutura.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com