Green Deal europeu: descarbonizar passa por apostar na ferrovia e nas vias navegáveis interiores

Logística, Marítimo, Terrestre Comentários fechados em Green Deal europeu: descarbonizar passa por apostar na ferrovia e nas vias navegáveis interiores 297
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Green Deal europeu ou Pacto Verde já tem as suas traves mestras definidas (integrando, como a Revista Cargo adiantou, o Shipping) – o pacote de medidas apresentado pela Comissão Europeia visa mitigar os efeitos nocivos do transporte, responsável por um quarto das emissões de gases de efeito estufa, que continuam a aumentar. O Green Deal visa reduzir em 90% os gases gerados por diferentes meios de transporte até 2050.

Segundo dados de 2017, o transporte rodoviário é responsável por 71,7% dessas emissões, seguido pela aviação (a grande distância), com 13,9%, o transporte marítimo, que chega a 13,4%, e o ferroviário, com apenas 0,5%. Para atacar o actual estado de coisas um prisma primordial sobressai: a aposta no transporte de cargas pela via férrea e pelas vias navegáveis interiores. Complementando esta estratégia está a reforma do Céu Único Europeu, que pretende reduzir as emissões dos transportes aéreos em 10%, sem custos para os consumidores e para as empresas.

Sistemas inteligentes de gestão de tráfego entre as prioridades do Green Deal

Outra das linhas de orientação deste conjunto de medidas é a aposta na mobilidade automatizada e nos sistemas inteligentes de gestão do tráfego. A Comissão Europeia está confiante de que estes trunfos ajudarão o transporte a tornar-se mais eficiente e menos poluente. Será também fomentada a aposta em aplicações inteligentes e novas soluções de mobilidade. A retirada de subsídios aos combustíveis fósseis está também incluída no pacote medidas, assim como a expansão do comércio de direitos de emissão para o transporte marítimo.

Segundo defende a Comissão, será também fundamental aumentar o fornecimento de combustíveis alternativos sustentáveis ​​para o transporte. Bruxelas estima que, até 2025, serão necessários aproximadamente um milhão de postos públicos de reabastecimento e reabastecimento para os 13 milhões de veículos de zero e baixa emissão que circularão nas estradas europeias.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com