frança

Greve arrancou esta Segunda e só terminará quando a ANTRAM apresentar «proposta razoável»

Terrestre Comentários fechados em Greve arrancou esta Segunda e só terminará quando a ANTRAM apresentar «proposta razoável» 221
Tempo de Leitura: 1 minutos

Arrancou esta Segunda-feira a greve dos motoristas afectos aos sindicatos STRUN, SNMMP e SIMM, greve que, recorde-se, será por tempo indeterminado e foi alvo, na passada semana, de uma imposição de serviços mínimos de entre os 50% aos 100%, muito contestada pelos sindicatos. Segundo o porta-voz do SNMMP, Pardal Henriques, a paralisação apenas cessará quando a ANTRAM apresentar uma «proposta razoável».

«Os portugueses vão aguardar até que a ANTRAM apresente uma proposta que seja razoável para que se possa desconvocar a greve. Até lá estaremos um dia, uma semana, um mês, o tempo que for necessário», assegurou, em declarações prestadas no Domingo, na semade da CLC – Companhia Logística de Combustíveis, em Aveiras, no concelho de Azambuja, ponto escolhido para assinalar o início da greve.

Sobre os serviços mínimos e a possibilidade de uma requisição civil ser imposta pelo Executivo, Pardal Henriques afirmou: «Nós dissemos, desde o início, que vamos fazer apenas oito horas por dia. Se as escalas ultrapassarem as oito horas teremos de escolher quais são os serviços prioritários». Neste sentido, e, apesar das garantias dadas, o cenário de requisição civil é uma forte possibilidade.

Nesta fase inicial da paralisação dos camionistas, o Governo avaliará o cumprimento dos serviços mínimos decretados e está preparado para aprovar, através de Conselho de Ministros electrónico, a requisição civil. Recorde-se que o Primeiro-Ministro António Costa pronunciou-se sobre a paralisação, afirmando que não se compreender «porque é que se faz uma greve em 2019 sobre aumentos salariais de 2021 e 2022».

 

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com