Greve de Setembro: imposição de serviços mínimos é teoricamente possível, diz Vieira da Silva

Terrestre Comentários fechados em Greve de Setembro: imposição de serviços mínimos é teoricamente possível, diz Vieira da Silva 252
Tempo de Leitura: 1 minutos

O caldo voltou a entornar-se na luta laboral entre SNMMP e ANTRAM, com o processo de mediação a ser interrompido pela intransigência dos intervenientes, resultando no lançamento de novo pré-aviso de greve (o quarto desde Abril) por banda do sindicato, cobrindo o período de 7 a 22 de Setembro. A greve «cirúrgica», porque parcial, assim apelidada pelo líder do sindicato, poderá ainda assim contar com a fixação de serviços mínimos.

Instado a abordar a possibilidade de instauração de serviços mínimos para a futura greve às horas extraordinárias, fins-de-semana e feriados, o Ministro do Trabalho, Vieira da Silva, não recusou a hipótese. «Agora estamos a falar de um pedido de natureza diferente», começou por analisar, admitindo que o cenário de Setembro será «bem distinto daquele que vivemos na semana passada», frisou.

A imposição de potenciais serviços mínimos será um tópico que «tem de ser avaliado»: «No plano puramente teórico nada impede que seja fixado [serviços mínimos], mas depende da avaliação que for feita por parte dos parceiros e com a avaliação dos serviços do ministério», respondeu Vieira da Silva, que deixou ainda uma garantia: «Não deixaremos de olhar para os interesses do país e da população».

Sobre a persistência do desacordo entre o sindicato e a ANTRAM, o governante foi claro: «O Governo pode e deve incentivar à existência de acordos, mas não pode obrigar ninguém a atravessar uma estrada se não o quiser fazer».

Com Lusa e DN

Foto: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/area-de-governo/trabalho-solidariedade-e-seguranca-social/ministro

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com