Greve de Setembro: SNMMP e ANTRAM sem acordo quanto aos serviços mínimos

Terrestre Comentários fechados em Greve de Setembro: SNMMP e ANTRAM sem acordo quanto aos serviços mínimos 279
Tempo de Leitura: 2 minutos

A reunião de ontem, ocorrida na Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), em Lisboa, não resultou em acordo: ANTRAM e SNMMP debateram o patamar dos serviços mínimos para a greve de Setembro, mas sem sucesso – será, agora, o Governo a fixar os mesmos. Apesar da dissensão, ambas as partes acordaram no facto de não serem necessários serviços mínimos durante os dias de semana.

O encontro demorou seis horas mas não produziu (mais uma vez) consenso: eram 22 horas quando a reunião foi dada por encerrada, quando ambas as entidades saíram da DGERT com pouco mais que um discurso esperançoso num futuro entendimento. Apenas uma concordância: que não haverá, na greve de Setembro, serviços mínimos durante a semana. Aos fins-de-semana, caberá ao governo decidir o que fazer.

«Passo a passo, tudo é possível, mesmo o reatar de relações», comentou Francisco São Bento, mostrando-se aberto a um eventual cancelamento da greve. «Caminhamos no sentido de um entendimento, mas há que passar das palavras aos actos», concordou o porta-voz da ANTRAM, citado ontem pela Lusa e pelo Diário e Notícias. André Matias de Almeida frisou que a associação está disponível para «aceitar uma mediação, desde que não tenha um resultado estabelecido à partida» e deixou uma garantia: a ANTRAM não negociará «com pré-avisos de greve».

De acordo com as garantias dos motoristas de matérias perigosas, a greve de Setembro será diferente das anteriores, tendo ficado estipulado que se comprometem a cumprir integralmente o horário regular de trabalho e a parar apenas nas horas extraordinárias e dias não úteis. Mas aqui reside a questão-chave: patrões e sindicatos discordam do que consideram ser o período regular de trabalho. O SNMMP defende que o horário de trabalho normal inclui 40 horas semanais, ou seja, oito horas diárias de trabalho; já a ANTRAM considera que o o horário regular abrange 48 horas semanais.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com