Groupe PSA e a FCA anunciam a constituição do Conselho de Administração da Stellantis

Empresas, Veículos Comentários fechados em Groupe PSA e a FCA anunciam a constituição do Conselho de Administração da Stellantis 435
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Fiat Chrysler Automobiles N.V. (FCA) e a Peugeot S.A. (Groupe PSA) anunciaram esta Terça-feira (dia 29 de Setembro) a composição do Conselho de Administração da Stellantis, a nova empresa resultante da combinação das respectivas actividades empresariais.

Conselho de Administração da Stellantis terá 11 membros

Em linha com os termos do Acordo de Combinação, anunciado a 18 de Dezembro de 2019, o Conselho de Administração da Stellantis será composto por 11 membros, sendo que a maioria dos directores não executivos são independentes. O português Carlos Tavares está confirmado como CEO. A conclusão da fusão proposta deverá ocorrer até ao final do primeiro trimestre de 2021, tal como a Revista Cargo havia já noticiado.

Os administradores independentes são oriundos de diversas actividades profissionais e trazem consigo «novas perspectivas e experiências significativas e relevantes, em consonância com o espírito dinâmico e inovador que caracteriza a criação desta nova empresa», veicula o comunicado das partes, enviado às redacções. «Numa nova era de mobilidade, estes elementos irão ajudar a Stellantis a capitalizar plenamente os seus pontos fortes e capacidades únicas com o objectivo de criar o maior valor possível para todas as partes envolvidas», pode ainda ler-se na nota.

A FCA e o seu accionista de referência, Exor, nomearam 5 membros (incluindo John Elkann como Presidente) e o Groupe PSA, juntamente com dois dos seus accionistas de referência (EPF/FFP e BPIfrance) nomearam 5 membros (incluindo o Director Sénior Independente e o Vice-Presidente). Carlos Tavares, CEO da Stellantis, será também será membro do Conselho de Administração.

A composição completa do Conselho de Administração da Stellantis será a seguinte, sujeita à aprovação, por voto, dos accionistas:
  • John Elkann (Presidente),
  • Robert Peugeot (Vice-presidente)
  • Henri de Castries (Director Sénior Independente)
  • Andrea Agnelli (Director Não Executivo)
  • Fiona Clare Cicconi (Directora Não Executiva)
  • Nicolas Dufourcq, (Director Não Executivo)-
  • Ann Frances Godbehere, (Directora Não Executiva)
  • Wan Ling Martello (Directora Não Executiva)
  • Jacques de Saint-Exupéry, (Director Não Executivo)
  • Kevin Scott (Director Não Executivo)
  • Carlos Tavares (CEO)

Carlos Tavares confirmado como CEO da nova empresa

carlos tavares psaCarlos Tavares é, recorde-se, Presidente do Conselho de Administração da PSA e tornar-se-á Director-Geral e Director Executivo da Stellantis uma vez concluído o processo de fusão. Carlos Tavares integrou o Conselho de Administração da PSA a 1 de Janeiro de 2014 e foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da PSA a 31 de Março de 2014. Nascido em Portugal em 1958, Carlos Tavares é licenciado pela École Centrale de Paris. O português ocupou diferentes cargos do Grupo Renault, entre 1981 e 2004, antes de ingressar no Grupo Nissan.

Em 2009 foi nomeado Vice-Presidente Executivo, Presidente do Comité de Direcção das Américas e Presidente da Nissan América do Norte, antes de ser nomeado Presidente Executivo da Nissan, função que ocupou até 2013. Carlos Tavares é ainda Director da Airbus Holding S.A., e membro do Conselho de Administração da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA)

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com