ferrovia bitola IP

Grupo de 39 signatários entrega Manifesto contra «ilha ferroviária» em Portugal

Terrestre Comentários fechados em Grupo de 39 signatários entrega Manifesto contra «ilha ferroviária» em Portugal 1276
Tempo de Leitura: 1 minutos

Um grupo de empresários, gestores e investigadores fez chegar aos partidos com assento parlamentar e ao Presidente da República um documento intitulado ‘Portugal, uma ilha ferroviária da União Europeia’, no qual os 39 signatários alertam para o isolamento ferroviário que perspectivam para o futuro do país.

Recordando que do lado espanhol estão já a ser feitas as alterações ao nível de bitola, passando da bitola ibérica para a bitola europeia, o grupo vinca a urgência de Portugal aproveitar os fundos comunitários para seguir o mesmo caminho, sob pena de se sujeitar a um isolamento ferroviário – e afectando assim a competitividade das exportações portuguesas.

Grupo liderado por Henrique Neto e Eugénio Sequeira

O Manifesto ‘Portugal, uma ilha ferroviária na União Europeia” é, avança o Expresso, promovido pelo empresário Henrique Neto e pelo investigador Eugénio Sequeira. Nele podem ler-se alertas sobre o que os signatários consideram ser o «abandono a que foram votados os caminhos-de-ferro portugueses».

Ainda segundo o documento, Portugal caminha para uma situação em que as mercadorias terão que ser transferidas para comboios espanhóis ou para a rodovia para atravessar a fronteira, lembrando os custos logísticos e de tempo associados a esse transbordo.

Sobre a aposta portuguesa na ferrovia, que passa pela modernização da actual rede, os signatários consideram ser um erro por não contemplar a necessária mudança de bitola, perspectivando um futuro em que Portugal será uma ilha ferroviária na rede europeia.

Veja aqui o Manifesto na íntegra.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com