camião brexit Grupo Alpega

Grupo Alpega auscultou tendências para 2021: Brexit ainda gera «clima de incerteza»

Empresas, TerrestreComentários fechados em Grupo Alpega auscultou tendências para 2021: Brexit ainda gera «clima de incerteza»254
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Grupo Alpega realizou um inquérito sobre as tendências de transporte e logística em 2021. Um dos aspectos em destaque neste inquérito, explicou o grupo francês que detém a Wtransnet, é o Brexit e as suas implicações logísticas – o «clima de incerteza» é incontornável.

No inquérito realizado a empresas de transporte de toda a Europa,«entre outros aspectos relacionados com as tendências de logística e de transporte para 2021, questionamos o impacto que o Brexit terá sobre o sector», explicou o grupo. «Os resultados da sondagem reflectem um clima de incerteza», adiantou o Grupo Alpega. «Numa escala de um a dez, o nível de optimismo das empresas de transporte quanto ao futuro das relações comerciais entre a União Europeia e o Reino Unido é de cinco», relatou o grupo na sua mais recente newsletter.

hard brexitEsta classificação revela-se ainda mais pertinente «se tivermos em conta que 40% dos inquiridos consideram que o Brexit ‘afectou bastante’ os seus negócios». Não é de surpreender, assim, que perto de 50% dos profissionais do transporte «acreditem que a sua actividade com o Reino Unido será afectada nos próximos meses e que, como tal, irá diminuir». Entre os principais motivos para esse desfecho, explica o grupo, estão a falta de informação, para 40% dos inquiridos, e a sensação de que esta nova realidade implica demasiada papelada e burocracia, para 86% dos mesmos.

Todos estes procedimentos implicam, em alguns casos, horas ou até dias de espera para serem finalizados. Por vezes, os transportadores são até forçados a voltar para trás sem terem concluído o seu trabalho. Impostos, certificados de origem, declarações… Em muitos casos, os agentes aduaneiros e os gestores especializados são confrontados com uma quantidade assoberbante de pedidos. «Seja como for, a situação ajustar-se-á gradualmente com a sua progressiva normalização, permitindo que sejam encarados de forma natural todos estes mecanismos decorrentes da saída do Reino Unido do mercado comum», remata o grupo.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com