Grupo Aralab

Grupo Aralab «está pronto para apoiar na conservação das vacinas para a Covid-19»

Empresas, Logística Comentários fechados em Grupo Aralab «está pronto para apoiar na conservação das vacinas para a Covid-19» 368
Tempo de Leitura: 2 minutos

O desafio logístico que as novas vacinas anti-COVID-19 colocam no horizonte pode, afinal, ficar um pouco mais acessível – um dos grandes obstáculos ao transporte, armazenamento e distribuição das vacinas (principalmente aquelas produzidas pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech) é a baixíssima temperatura de conservação que estas exigem: o Grupo Aralab, fundado em 1985, anunciou poder ser parte fulcral da solução.

O grupo, no qual se enquadra uma empresa portuguesa de produção de câmaras climáticas, garantiu, em comunicado, ser a «única unidade industrial em Portugal com know how e capacidade de produção de equipamentos que podem atingir os -80º». Dentro do grupo, existem empresas com forte experiência em conservação em frio, seja congelação ou ultra-congelação e com uma vasta experiência a trabalhar com a indústria farmacêutica.

Grupo Aralab já foi contactado por empresas de vários países

«O Grupo Aralab está pronto para apoiar na conservação das vacinas para a Covid-19. Somos a única empresa portuguesa com capacidade para fazê-lo e, desde que se souberam as condições de preservação das vacinas, já recebemos contactos de empresas de vários países. Neste momento, numa das empresas do Grupo, a Bluestabil, temos sob a nossa responsabilidade cerca de 200.000 amostras em estudo de estabilidade em diferentes condições climáticas, desde -20º (congelação) até 40º de temperatura com 75% de humidade», assegurou Luís Branco, administrador.

«Temos conhecimento no armazenamento em condições de conservação e estabilidade de diferentes fármacos, de acordo com as boas práticas de fabrico (GMP) da indústria farmacêutica, com uma empresa certificada pelo Infarmed (autoridade portuguesa do medicamento) e pela FDA (autoridade norte americana para o medicamento)», acrescentou o responsável, citado pelo comunicado, ao qual tivemos acesso.

Refira-se que o Grupo Aralab (fundado pelos irmãos João e Eduardo Araújo) já esteve envolvido na luta contra a pandemia, através do teste a máscaras de protecção, nomeadamente no auxílio no processo de Certificação e Controlo de Qualidade de máscaras faciais de protecção contra a Covid-19. Este teste envolve a simulação de condições ambientais, verificando a fiabilidade na prevenção na transmissão de gotículas. Através deste procedimento, detalhou o grupo, é possível validar a capacidade de protecção das máscaras sociais de cada fabricante e se estas devem receber a certificação de respirabilidade e segurança.

Foto: Aralab Facebook

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com