grupo Dourogás

Grupo Dourogás inaugura duas unidades de abastecimento de gaseificação, em Vinhais e Vimioso

Empresas, Terrestre Comentários fechados em Grupo Dourogás inaugura duas unidades de abastecimento de gaseificação, em Vinhais e Vimioso 303
Tempo de Leitura: 3 minutos

Desde o dia 31 de Julho, o gás natural já chega a mais dois concelhos do País –Vinhais e Vimioso. A Sonorgás, empresa responsável pela distribuição de Gás Natural do Grupo Dourogás, inaugura mais duas Unidades de Abastecimento de Gaseificação (UAG) e respectivas redes, dando sequência ao seu plano de investimentos na expansão da rede de abastecimento a Norte do Rio Douro.

Este investimento permitirá servir 1688 clientes nestas sedes de concelho, entre clientes domésticos, de serviços, comércio e indústria. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, marcou presença na cerimónia que decorreu nos dois municípios, tendo visitado as duas novas UAG’s do Grupo Dourogás, onde o gás líquido é transformado em gasoso e a partir dos quais é injectado na rede.

Recorde-se que em 2019, a Sonorgás venceu as últimas concessões para 18 concelhos, tendo em marcha um plano de investimento de 58 milhões de euros que permite a cobertura de todo o território da margem direita do Douro. O total do investimento nestes dois municípios é de 4,2 milhões de euros. «Este investimento, que passa a garantir o acesso de um conjunto importante de comunidades e de empresas ao Gás Natural, tem impactos reais na economia e no desenvolvimento regional, que é o desígnio do Grupo Dourogás», declarou Eduardo Viana, Presidente Executivo da Sonorgás.

«Enquanto alternativa energética mais económica e mais limpa, o Gás Natural traz mais poupança e maior poder de compra às famílias, enquanto providencia maior competitividade ao tecido empresarial destas regiões. Tem, por isso, a capacidade de estimular o emprego, a atracção e retenção de talento, e a fixação de população em territórios que são hoje muito marcados pela desertificação. Nesse sentido, o Gás Natural é gerador de bem-estar social e de uma economia mais produtiva, eficiente e competitiva», acrescentou ainda Eduardo Viana.

Grupo Dourogás com aposta vincada na produção de gases renováveis

O Grupo Dourogás está a apostar fortemente na produção de gases renováveis – que, em breve, também poderão ser injectados na rede da Sonorgás, providenciando uma energia «mais amiga do ambiente e ajudando o País a dar cumprimento às metas estabelecidas pelo Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 em curso, e que colocará Portugal no caminho da descarbonização da economia», explicou o grupo, que é actualmente o principal operador do mercado de Gás Natural Veicular (GNV) e  posiciona-se, agora, para liderar a segunda fase do processo de descarbonização, que passa pela aposta estratégica na produção de gases renováveis e de Hidrogénio verde – uma matéria que a Revista Cargo já dissecou aqui.

O Grupo detém em Mirandela, também na região de Trás-os-Montes, um projecto pioneiro e único em Portugal, que passa pela produção de biometano, gás natural 100% renovável, a partir de resíduos orgânicos – o Biogasmove permite abastecer uma frota de veículos da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste a partir da biodigestão e valorização energética da matéria orgânica recolhida por essas mesmas viaturas.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com