Grupo Sata aviao Açores

Grupo SATA operou o primeiro voo regular de carga entre Ponta Delgada e Lisboa

Aéreo Comentários fechados em Grupo SATA operou o primeiro voo regular de carga entre Ponta Delgada e Lisboa 801
Tempo de Leitura: 2 minutos

Segundo adiantou o ‘Kiosque da Aviação‘, especializado em tráfego aéreo, o Grupo SATA operou ontem (dia 25 de Agosto) o seu primeiro voo regular de transporte de mercadorias entre Ponta Delgada (nos Açores) e a capital portuguesa, Lisboa.

O modelo DashQ 400 CS-TRG, utilizado para materializar tal ligação aérea, transportou cerca de 6 toneladas entre fruta e peixe. De acordo com dados avançados pelo portal, a aeronave passou por um processo de semi-conversão para cargo e foram utilizados kits de segurança para o transporte da carga. Recorde-se que o Grupo SATA passa por dificuldades financeiras, tendo mesmo solicitado uma ajuda estatal de 163 milhões de euros.

A paragem quase total da actividade forçou a companhia aérea – na sequência da pandemia – a implementar várias medidas de gestão, tentando assim preservar a empregabilidade. As medidas colocadas em prática no Grupo SATA foram, contudo, insuficientes para colmatar as necessidades de tesouraria que o Grupo enfrenta, sendo necessária uma intervenção pública por parte do Governo da República.

Assim, foi solicitada pelo grupo a concessão de um apoio estatal no valor de cerca de 163 milhões, destinado a prover as necessidades de liquidez até ao final do corrente ano, tal como a Revista Cargo noticiou. Em meados do presente mês de Agosto, a Comissão Europeia deu luz verde a um financiamento estatal na ordem dos 133 milhões de euros. A quantia corresponde à aos cálculos iniciais levados a cabo pelas autoridades portuguesas, tendo em conta as necessidades de capital da companhia aérea nos próximos seis meses, ou seja, até ao «final de Janeiro de 2021».

«A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo das regras europeias das ajudas de Estado, 133 milhões de euros em apoio à liquidez à SATA. A ajuda vai permitir à empresa cumprir as suas obrigações de serviço público, fornecer serviços essenciais e assegurar a conectividade da região ultra-periférica dos Açores», informou a Comissão Europeia, através de um comunicado emitido no passado dia 18.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com