Grupo Sousa IST parceria

Grupo Sousa firma apoio ao IST em projecto de embarcação movida a energia solar

Marítimo Comentários fechados em Grupo Sousa firma apoio ao IST em projecto de embarcação movida a energia solar 382
Tempo de Leitura: 3 minutos

O Grupo Sousa firmou o seu apoio ao projecto do Instituto Superior Técnico (IST) relativo ao desenvolvimento de uma embarcação movida a energia solar. Pedro Frazão, administrador e Chief Sustainability Officer do grupo, assinou no dia 5, no Tagus Park, o protocolo de parceria. O Técnico Solar Boat (TSB) é um projecto que envolve 70 estudantes, cuja meta é desenvolver embarcações de competição movidas a energias renováveis.

Esta é já a segunda edição da Odisseia Técnico Solar Boat (TSB) e contará com o apoio do Grupo Sousa – a edição inaugural do TSB realizou-se no Verão de 2020, com várias travessias desde o Douro até ao Algarve. Este ano, o evento realizar-se-á nas águas do Arquipélago da Madeira no início do próximo mês de Setembro, onde será testado o terceiro protótipo de embarcação solar construída pelo TSB, o SR03.

O protocolo de cooperação assinado por Pedro Frazão será «determinante para o sucesso da 2ª edição da Odisseia a realizar na Madeira, assumindo-se este grupo empresarial português como parceiro logístico da operação», assinalou o IST. A equipa do Técnico Solar Boat mostrou-se «bastante entusiasmada com o aproximar desta nova edição da Odisseia TSB, que promete ser bastante desafiante».

O líder de equipa, João Novo, agradeceu ao Grupo Sousa «a confiança para a concretização deste evento, como reforça que a equipa está a trabalhar arduamente para cumprir os objectivos para esta temporada». Todo o trabalho desenvolvido pela equipa, desde processos de construção até aos testes realizados com a embarcação, e todos os detalhes da Odisseia TSB serão oportunamente difundidos nas redes sociais da equipa.

Projecto focado na inovação e na sustentabilidade mereceu apoio do Grupo Sousa

Grupo Sousa IST protocoloA Revista Cargo marcou presença na assinatura do protocolo e teve acesso às primeiras declarações do responsável do Grupo Sousa: «O protocolo que hoje celebrámos nesta singela cerimónia assinala um momento importante para todos nós», começou por afirmar Pedro Frazão. A iniciativa, frisou, «materializa o apoio a uma iniciativa concreta, entre um Grupo empresarial 100% português e uma equipa de projecto multidisciplinar, formada por cerca de 70 estudantes de várias engenharias, maioritariamente do Instituto Superior Técnico».

Pedro Frazão enfatizou que o projecto «tem por base o empreendedorismo e a inovação com foco na sustentabilidade ambiental em meio marinho, objectivo que partilhamos e prosseguimos na trajectória de, progressivamente, tornarmos as nossas operações mais amigas do ambiente». Está assim assumida a «intenção conjunta de levar este projecto à Região Autónoma da Madeira para testar o protótipo SR03 nas águas das ilhas da Madeira e do Porto Santo no início de Setembro, o que será uma excelente oportunidade para envolvermos a comunidade, e sobretudo os jovens, numa acção de sensibilização sobre um tema tão actual como é o da utilização dos recursos renováveis por um planeta que todos queremos melhor, vincou.

«Este projecto traduz o esforço colaborativo, a inter-ajuda e união de esforços para um objectivo comum, seja pelos estudantes envolvidos, como também de outras empresas e participantes que, embora não tendo estado hoje aqui presentes, são igualmente parceiros indispensáveis para que o protótipo SR03 se torne uma realidade», rematou o administrador e Chief Sustainability Officer do Grupo Sousa.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com