Ministra do Mar cria grupo de trabalho que vai reformular espaços do porto comercial de Faro

Marítimo Comentários fechados em Ministra do Mar cria grupo de trabalho que vai reformular espaços do porto comercial de Faro 780
Tempo de Leitura: 2 minutos

O despacho para a criação do grupo de trabalho que vai elaborar e apresentar o Plano de Ordenamento do Espaço afecto ao Porto Comercial de Faro e ao Cais Comercial foi esta terça-feira publicado em Diário da República (DR).



O grupo de trabalho será coordenado por um representante do Ministério do Mar, por três elementos indicados pela  Câmara Municipal de Faro, por um representante da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), por um representante da Docapesca e por um elemento indicado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o despacho publicado no dia 2, «a requalificação, a reabilitação e a dinamização das actividades ligadas ao mar do Cais Comercial de Faro assumem-se como um objectivo para criação de uma maior proximidade entre aquele e o restante espaço urbano da cidade de Faro».

O documento refere ainda que o grupo de trabalho irá identificar e propor que tipo de actividades específicas e diversificadas devem ser desenvolvidas na área do Mar e apresentar o cronograma para a implementação dos objectivos. Por outro lado, terá também a responsabilidade de proceder às avaliações económico-financeira e ambiental estratégica do plano, o qual deve ser apresentado até 31 de Março.

Planos da Câmara Municipal de Faro terão sido bem acolhidos pela Ministra

Recorde-se que, tal como a Revista Cargo noticiou no mês de Junho, a Câmara Municipal de Faro e o CCMAR têm um projecto de transformação do cais comercial do porto de Faro, onde se prevê a construção de um centro de investigação, uma marina, um aquário, um centro de congressos, hotéis e residências seniores assistidas – projecto com o nome “Farformosa”.

Ora, noticia agora o “Sul Informação” que a ideia do Município e do CCMAR para o Porto comercial de Faro está a atrair investidores e foi bem acolhida «na generalidade» pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Em declarações ao “Sul Informação”, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, admitiu essa receptividade da Ministra: «Apresentámos a nossa visão para aquele espaço. A Ministra acolheu a ideia na generalidade e o que ficou combinado era criarmos esta comissão que, a 90 dias, faria o estudo para que se avance para a urbanização do espaço, nos moldes em que tínhamos definido».

O autarca de Faro refere ainda que a formalização da criação do grupo de trabalho «é muito gratificante para nós e, nos próximos 90 dias, poderemos tomar medidas relativamente ao futuro daquele espaço, que está ali ao abandono e não serve ninguém».


Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com