Guerra comercial EUA-China força MPDC a rever em baixa volumes manuseados no Porto de Maputo

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A guerra comercial entre os Estados Unidos da América e a China continua a fazer vítimas, à medida que onera, de forma pesada, o comércio internacional com um grau de incerteza capaz de dinamitar negócios e impedir previsões sorridentes a longo prazo. É o caso do Porto de Maputo.

Mercado chinês representa 80% dos volumes processados no Porto de Maputo

De acordo com o jornal moçambicano ‘O País’, a empresa concessionária desta infra-estrutura portuária moçambicana (a MPDC) decidiu rever em baixa o volume de manuseamento de carga diversa este ano, de 21 milhões de toneladas para 19 milhões. Com o mercado chinês a representar uma substancial fatia de 80% do total da carga processada no Porto de Maputo (onde se destacam os minérios), a guerra comercial entre esta potência asiática e os Estados Unidos da América ditou uma revisão em baixa dos negócios para este ano.

Recorde-se que estamos a menos de um mês do arranque das obras de manutenção dos canais de acesso do Porto de Maputo, que passou a receber navios de até 65 mil toneladas, após a última dragagem nesta infra-estrutura portuária, cuja profundidade aumentou para mais de 14 metros. Em simultâneo, os cais 6, 7, 8 e 9, estão a beneficiar de trabalhos de manutenção, com vista a elevar a capacidade de manuseamento de carga.

Apesar deste prolongado tira-teimas entre as duas potências mundiais, a concessionária do Porto de Maputo já prepara uma nova dragagem dos canais de acesso para até 16 metros, lembra o jornal moçambicano. A dragagem focar-se-á nos canais da Matola, Katembe, Polana, Xefina e Canal do Norte: serão removidos cerca de 1.4 milhão de metros cúbicos, devendo, igualmente, ser feita a manutenção as cotas dos cais dos terminais de Maputo e Matola. A operação foi adjudicada à companhia Jan de Nul Dredging Ltd, através de um concurso público.

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