stralis np 460 iveco

H2Accelerate ambiciona implementação massiva de camiões pesados de mercadorias a hidrogénio

Terrestre, Veículos Comentários fechados em H2Accelerate ambiciona implementação massiva de camiões pesados de mercadorias a hidrogénio 469
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Iveco, a Daimler Truck AG, a OMV, a Shell e o Grupo Volvo uniram forças para criar as condições de implementação em massa da circulação de camiões a hidrogénio na Europa. Os participantes de peso no projecto, denominado H2Accelerate, acreditam que o hidrogénio é um combustível essencial para a completa descarbonização do sector dos transportes pesados de mercadorias.

H2Accelerate pugnará pela aposta em pesados movidos a hidrogénio

Os elementos que dão corpo ao projecto H2Accelerate acreditam que os investimentos alinhados em todo o sector, ao longo da década de 2020, permitirão criar as condições para a implantação em massa do mercado de transportes pesados a hidrogénio, fundamentais para atingir os objectivos europeus de zero emissões líquidas até 2050. Este movimento acredita que o expectável aumento da produção em larga escala de camiões a hidrogénio crie novas indústrias, como instalações de produção de hidrogénio de carbono zero, sistemas de distribuição em larga escala, rede de postos de abastecimento de elevada capacidade para hidrogénio líquido e gasoso e a produção de camiões movidos a hidrogénio.

As estimativas apontam para que o escalonamento da produção ao longo de uma década atraia grupos de clientes dispostos a assumir um forte empenho no transporte a hidrogénio, logo desde o início. Prevê-se que essas frotas operem em grupos regionais e ao longo dos corredores europeus de alta capacidade, com uma boa cobertura de postos de abastecimento. Durante a década, esses clusters podem ficar interligados, de modo a construir uma rede verdadeiramente pan-europeia. Ao longo deste período, advoga o movimento, será necessário um apoio do sector público.

No âmbito do projecto H2Accelerate, os participantes contam poder trabalhar em conjunto na obtenção de financiamentos para projectos pré-comerciais antecipados durante a primeira fase de lançamento. Paralelamente, os participantes irão trabalhar no sentido de obter o envolvimento de responsáveis políticos e entidades reguladoras, de forma a incentivar um ambiente político que ajudará a apoiar, no período subsequente, a produção em grande volume de camiões a hidrogénio e a implementação, em toda a Europa, de uma rede de abastecimento de hidrogénio de carbono zero.

Através do H2Accelerate, os participantes trabalharão em sintonia para obter apoio público para financiamento de projectos pré-comerciais antecipados, para activar o mercado rumo à implantação em massa no mesmo; comunicar em torno da viabilidade técnica e comercial do transporte movido a hidrogénio em larga escala; realizar debates com decisores políticos e entidades reguladoras, de forma a incentivar políticas que possam apoiar uma activação sustentável e rápida do mercado de camiões de longo curso, com zero emissões.

«Vantagens são claras», declarou Elisabeth Brinton, da Shell

«As vantagens são claras. Ao aumentar significativamente os volumes de produção de camiões movidos a hidrogénio, estes terão de ficar disponíveis para os clientes pelo mesmo custo ou a um custo inferior ao da operação de um camião a diesel nos dias de hoje. Isto significa que os clientes de camiões terão de ter acesso a um veículo totalmente zero emissões, com tempos de reabastecimento, autonomia e faixas de custo comparativamente semelhantes aos dos veículos actualmente em utilização. Para alcançar essa ambição é necessário um quadro regulamentar claro, incluindo políticas voltadas para o abastecimento de hidrogénio, camiões a hidrogénio, infraestruturas de reabastecimento e incentivos ao consumidor, tudo isto de uma forma coordenada», declarou, após o anúncio do projecto, Elisabeth Brinton, Vice-Presidente Executiva de Novas Energias da Shell.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com