hapag-lloyd

Hapag-Lloyd aposta em robôs para pintar nove dos seus porta-contentores

Marítimo Comentários fechados em Hapag-Lloyd aposta em robôs para pintar nove dos seus porta-contentores 266
Tempo de Leitura: 1 minutos

A transportadora marítima alemã Hapag-Lloyd tem apostado na robotização para pintar alguns dos seus navios: actualmente, o armador recorre a robôs para pintar nove navios porta-contentores, que se encontram nos estaleiros de Hamburgo, Marselha e Singapura.

Hapag-Lloyd pinta nove porta-contentores com recurso a robôs

O novo sistema de pintura foi desenvolvido pelo fabricante austríaco de guindastes e sistemas de elevação Palfinger, através de diversas unidades automáticas que se movem por toda a cobertura do navio. O seu trabalho é o de remover as camadas antigas de tinta com água à pressão, para depois aplicar uma nova tinta. Com este sistema torna-se possível pintar até 77% dos aproximadamente 9.300 m² de superfície de cada navio.

Cada robô pode cobrir entre 600 e 800 m² por hora, portanto, demora apenas algumas horas para completar a aplicação de toda uma camada de tinta. Para complementar o trabalho dos robôs, os profissionais das construtoras navais ficam incumbidos de pintar à mão o arco bulboso, a parte inferior das quilhas de balanço e as aberturas da hélice, entre outras partes. 

Sistema de pintura inovador é amigo do ambiente

De acordo com a Palfinger, as camadas que são aplicadas com este novo sistema robotizado são muito mais uniformes e é possível reduzir a quantidade de tinta usada. Este modo de aplicação garante um nível mais alto de qualidade e é menos prejudicial ao meio ambiente. Por outro lado, o facto de a superfície ser mais lisa favorece um menor consumo de combustível, bem como uma maior resistência às incrustações.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com