calais UK Brexit Caos

‘Hard Brexit’ é «inaceitável» para o sector da Logística e Transportes, aponta a IRU

Logística, TerrestreComentários fechados em ‘Hard Brexit’ é «inaceitável» para o sector da Logística e Transportes, aponta a IRU360
Tempo de Leitura: 2 minutos

Theresa May caiu, o controverso Boris Johnson subiu ao poder mas os problemas do Reino Unido não estão mais perto de estarem resolvidos: o cenário de uma saída sem acordo da União Europeia (UE) é cada vez menos um pesadelo e cada vez mais uma realidade, à medida que o tempo passa e a harmonização de um potencial acordo fica cada vez mais esbatida no retrovisor britânico.

Os problemas comerciais, logísticos e burocráticos são já sobejamente conhecidos e, nesse sentido, a Organização Mundial do Transporte Rodoviário (sigla inglesa IRU) veio a terreiro manifestar o seu desagrado com a actual situação de incerteza para a qual parece estar condenado o dossier do Brexit: para a organização internacional, uma saída sem acordo «é inaceitável para o sector da Logística e Transportes».

FENADISMER alerta: Hard Brexit limitará fortemente o tráfego de camiões

Neste contexto, também a Federação Nacional de Associações de Transportadoras de Espanha (FENADISMER) alertou para a cascata de problemas que um Hard Brexit trará, especialmente na relação comercial entre as duas nações: a saída desordenada forçará a redução do tráfego de cargas de Espanha para o Reino Unido, baixando até aos 800 camiões, «um décimo dos camiões que actualmente circulam entre os dois países».

Este número, alerta a federação, tem uma explicação: Espanha apenas emite esse número de autorizações multilaterais por cada ano para camiões, embora o Reino Unido seja, no ranking, o quinto país de destino das transportadoras espanholas. A preocupação da federação espanhola vai ao encontro da mensagem de IRU, que vinca o efeito disruptor de um Hard Brexit, principalmente devido à imposição de uma série de barreiras ao transporte e ao comércio. A IRU solicitou à UE e ao Reino Unido que se «esforcem para alcançar um acordo aceitável capaz de abrir a porta para negociações sobre o futuro» das relações comerciais entre as duas partes.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com