‘MSC Gulsun’ faz com que Porto de Tanjung Pelepas quebre novamente recorde de TEU carregados

Marítimo Comentários fechados em ‘MSC Gulsun’ faz com que Porto de Tanjung Pelepas quebre novamente recorde de TEU carregados 407
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Tanjung Pelepas, situado na Malásia, quebrou novamente o recorde de utilização de navios porta-contentores depois da escala do ‘MSC Gulsun’, que actualmente detém o título de maior navio porta-contentores do mundo – o navio deixou o porto no passado dia 28 de Julho, carregando 19.574 TEU. Para o porto malaio, este tipo de recorde começa, sem dúvida, a tornar-se um hábito.

Tanjung Pelepas: o porto desenhado para os grandes volumes de TEU

O recorde fixado no Porto de Tanjung Pelepas estende para três os recordes consecutivos da infra-estrutura portuária em termos de preenchimento de um navio porta-contentores: desde 2018 que o ceptro pertence ao porto da Malásia, e a velocidade a que os registos máximos vêm sendo quebrados reflecte a acentuada procura por navios cada vez mais eficientes, capazes de transportar um maior volume de TEU em menos viagens.

O recorde anterior havia sido estabelecido em Junho de 2019, quando o porta-contentores ‘Maersk Monaco’ deixou o porto da Malásia com 19.284 TEU a bordo. Tal registo máximo havia quebrado um outro recorde do porto, fixado em Agosto de 2018 por outro navio da dinamarquesa Maersk Line, o ‘Mumbai Maersk’, que transportava, à data, 19.038 TEU.

«O Porto de Tanjung Pelepas tem a capacidade e a habilidade para acomodar mega-navios porque está equipado com as instalações e os equipamentos certos», comentou o CEO da infra-estrutura, Marco Neelsen. «O porto foi projectado para receber a última geração de porta-contentores e para lidar com grandes volumes. O investimento estratégico em equipamentos é progressivo», vincou à publicação ‘Port Technology’.

Este novo recorde vem salientar novamente a importância, totalmente diferenciadora, de uma infra-estrutura portuária estar apetrechada e adaptada para receber os novos (e por conseguinte mais eficientes em termos energéticos) mega-navios, que são a grande aposta dos armadores globais para transportar mais TEU em menos viagens. O sucesso de Tanjung Pelepas parece reflectir essa tendência.

Foto: Xtrememachineuk 23:19, 25 November 2007 (UTC) The port of Tanjung Pelepas, Malaysia.

 

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com