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HMM recebe 5 mil milhões de dólares de financiamento estatal e enfurece armadores europeus

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A transportadora marítima Hyundai Merchant Marine (HMM) volta de novo às manchetes internacionais da imprensa especializada devido à sua condição financeira: os últimos ecos vindos da Coreia do Sul reportam que a companhia oriental, a braços com dificuldades financeiras desde 2016, recebeu 5 mil milhões de dólares em financiamento estatal, proveniente do Estado sul-coreano.

Financiamento estatal de peso para ressuscitar o sector marítimo sul-coreano

Este financiamento estatal pujante destina-se a auxiliar a companhia marítima no pagamento das recentes encomendas de mega-navios de contentores feitas a três construtoras navais, também elas sul-coreanas. Recorde-se que a transportadora mantém-se firme no objectivo de competir com os líderes de mercado do transporte contentorizado e de se afirmar enquanto potência mundial do sector.

Segundo a imprensa sul-coreano, a HMM gastará cerca de 2,8 mil milhões de dólares em novas adições à sua frota de porta-contentores; o restante será utilizado para adquirir novos terminais de contentores. O financiamento foi arquitectado pela Korea Ocean Business Corporation, um órgão do governo criado em Julho para apoiar o sector de navegação, considerado crítico para a economia do país.

A situação financeira da HMM é um dos grandes obstáculos ao projecto actual da sua emancipação forçada, gizado pelo governo sul-coreano: a companhia detém 1,8% da frota mundial, contra os 65% detidos pelos cinco maiores operadores marítimos do mundo – um valor que deverá aumentar de forma consistente nos próximos anos. A este cenário espinhoso (recorde-se que a HMM não integrou qualquer aliança), juntam-se as constantes constrangimentos financeiros: em 2017, quase atingiu uma situação de default.

Ajuda estatal sul-coreana enfurece (mais uma vez) armadores europeus

Esta nova ajuda financeira por parte do governo da Coreia do Sul está a ser encarada pelos armadores europeus como uma espécie de doping: as companhias marítimas pedem agora à União Europeia que tome medidas punitivas contra Seul para acabar com o que consideram serem «práticas comerciais desleais». A ECSA (Associação de Armadores da Comunidade Europeia) afirma que tais resgates distorcem os mercados e aumentam o excesso de capacidade global.

«Parte deste plano passa também por garantir cargas estáveis ​​para embarcações com bandeira coreana, o que é uma reserva de bandeira de carácter particularmente proteccionista», disse Martin Dorsman, secretário-geral da ECSA.

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