►HTT e HHLA testam ‘sistema Hyperloop’ no Porto de Hamburgo para agilizar a logística de contentores

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Cápsulas de carga de alta velocidade com cilindros despressurizados serão testados na Europa sob uma nova parceria entre a Hyperloop Transportation Technologies (HTT) e a companhia Hamburger Hafen und Logistik Aktiengesellschaft (HHLA), operadora de terminais de contentores no porto de Hamburgo – é caso para dizer que a tecnologia Hyperloop chegou, em força, à Alemanha, e poderá ser um trunfo na logística portuária do país.

HTT e HHLA apostam no Hyperloop para dinamizar a movimentação de contentores no Porto de Hamburgo

A parceria – entre a americana HTT e a alemã HHLA – desenvolverá um sistema de transporte Hyperloop que conectará portos marítimos e operações de contentores em terra, movimentando-o a altas velocidades usando a levitação magnética através de um tubo de vácuo parcial – desta feita, a solução, testada no Porto de Hamburgo (um dos mais movimentados da Europa em termos de escoamento ferroviário de carga contentorizada) pretende evitar o congestionamento do tráfego e reduzir o impacto ambiental das operações em questão.

O projecto-piloto começará com a construção de uma estação de transferência num dos terminais de contentores da HHLA em Hamburgo, assim como uma doca de carga conectada por uma rota de carga (de aproximadamente 100 metros) usando, para tal, um contentor especial. Para Angela Titzrath, presidente do Conselho Executivo da HHLA, este é um passo rumo à «porta de entrada para o futuro».

«Queremos empregar abordagens inovadoras para contribuir para aliviar a pressão sobre a infra-estrutura de transporte, tanto internamente como ao redor do porto de Hamburgo, e assim passarmos a usar as capacidades das nossas instalações de uma maneira ainda mais eficiente». acrescentou Angela Titzrath, citada pelo comunicado da HHLA, no qual é descrita a parceria e os inerentes objectivos.

A tecnologia inovadora promete transportar cargas a velocidades estonteantes, revolucionando o transporte terrestre e todo o tecido das cadeias logísticas do futuro – as cápsulas são accionadas por um motor de indução linear, propulsão electromagnética e baterias recarregáveis ​​embutidas, o que cria um sistema silencioso de propulsão livre de emissões. Os electroímans permitem que as cápsulas levitem sobre o trilho, sem motor. Como o tubo tem muito pouco ar, o arrasto aerodinâmico é bastante reduzido.

Veja aqui o vídeo:

Foto: HTT

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