Hugo Santos Mendes

Hugo Santos Mendes: Porto de Setúbal reforçará a sua «vocação como porto exportador»

Marítimo Comentários fechados em Hugo Santos Mendes: Porto de Setúbal reforçará a sua «vocação como porto exportador» 350
Tempo de Leitura: 2 minutos

Hugo Santos Mendes marcou presença na cerimónia de assinatura do protocolo entre a administração portuária APSS e a Infraestruturas de Portugal (IP), com vista ao incremento dos Acessos Ferroviários do porto sadino, por via do projecto ‘Linha do Sul – Modernização das infra-estruturas e eliminação de constrangimentos na ligação ferroviária ao Porto de Setúbal’. O projecto reforçará a veia exportadora do porto, salientou.

Acima da média: 27% das cargas para embarque entram no porto pela ferrovia

O Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes encerrou sessão (que contou ainda com as intervenções de Carlos Fernandes, vice-presidente da IP, José Castel-Branco, administrador da APSS, e de Carlos Correia, vogal da administração da APSS) reforçando a importância do projecto para o porto sadino, atendendo a que este é já um porto onde «27% das mercadorias para embarque entraram no porto por ferrovia em contraponto com os 7% a nível nacional». O projecto é tido como estrutural para o progresso da infra-estrutura portuária.

IP Porto de SetúbalHugo Santos Mendes enfatizou ainda que «a concretização deste projecto contribuirá grandemente para o desenvolvimento do Porto de Setúbal reforçando a sua vocação como porto exportador, uma vez que cerca de 60% da mercadoria movimentada última década foi já de exportação».

Carlos Correia também analisou os aspectos técnicos do projecto: este envolve um conjunto de intervenções de melhoria operacional da ligação ferroviária aos terminais portuários e que tem como objectivos a electrificação das linhas até ao interior dos terminais e maximizar a operacionalidade das infra-estruturas. A sua concretização irá permitir também o aumento da capacidade de recepção e expedição e do tamanho dos comboios de e para o porto», com consequentes reduções dos custos de operação, redução de manobras e reforço da segurança da circulação ferroviária, frisou.

O projecto permitirá dar seguimento à estratégia de modernização do Porto de Setúbal, cujos principais investimentos consistiram na melhoria das acessibilidades marítimas e na implementação da ferramenta digital JUL – Janela Única Logística, consolidando e alargando assim o hinterland do Porto de Setúbal a Espanha tirando partido da Melhoria do Corredor Sul Ferroviário na ligação à fronteira de Elvas/Badajoz.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com