trimestre avião carga

IATA alerta: escalada da guerra comercial pode ter «impacto muito significativo» na carga aérea

Aéreo Comentários fechados em IATA alerta: escalada da guerra comercial pode ter «impacto muito significativo» na carga aérea 253
Tempo de Leitura: 2 minutos

De acordo com um relatório da IATA, datado do dia 3 de Agosto, a guerra comercial vivida entre os EUA e China – e suas repercussões internacionais – ameaça, cada vez mais, a atingir o transporte aéreo de pessoas e mercadorias.



«Após décadas de abertura de fronteiras»…regressa o proteccionismo

Num documento intitulado ‘Restrições Comerciais Pesam no Panorama do Transporte Aéreo’, a IATA afirma que «após décadas de globalização e abertura de fronteiras, a recente evolução da política comercial – em especial até à data entre os EUA e a China – começaram a reverter essa posição.

«Nós lançámos já uma nota de pesquisa reflectindo sobre os impactos de uma escalada nas tarifas sobre o sector de transporte aéreo», comunicou a IATA. «Com as tarifas a impactar directamente o preço dos bens e reduzindo a procura pelo comércio, parece haver uma clara ligação com a procura por serviços de carga aérea».

«No entanto, as tarifas de importação dos EUA implementadas até o momento excluíram bens tipicamente transportados por via aérea», afirmou a IATA, fazendo alusão ao aço e ao alumínio. Tais medidas «terão pouca ou nenhuma impacto na demanda de frete aéreo».

Escalada da guerra comercial terá impactos sérios na carga aérea

Mas a segunda vaga de agravamentos gizada pela administração Trump já não será inócua para o frete aéreo: «As propostas mais recentes são mais relevantes para a indústria, pois estendem-se a itens como semi-condutores e peças de veículos motorizados. Cerca de ¼ das tarifas propostas (de 10%) sobre 200 mil milhões de dólares de importações à China recaem sobre estes dois tipos de produto», alertou.

«A nossa conclusão geral é que, nesta fase, o impacto da actual escaramuça comercial na indústria do transporte aéreo está a ser relativamente moderado. No entanto, uma nova escalada pode resultar num impacto muito mais significativo tanto para a carga quanto para o passageiro», avisou a IATA.



Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com